jump to navigation

A1GP em Portimão? O que é isso? Saiba tudo! 8 de Abril de 2009

Posted by Miguel Mousinho in Sem categoria.
Tags: , , ,
trackback

A1GP é um Campeonato onde cada país tem uma equipa que o representa,sendo os pilotos de cada equipa do respectivo país.

A1GP

A1GP

O campeonato foi fundado em 2004 por ,sua alteza ,o Sheikh Maktoum Hasher Maktoum Al Maktoum, membro da família real do Dubai. Ele é também o director-geral de toda a estrutura organizativa. Apesar do conceito ter surgido em 2004, só foi aprovado pela FIA em 2005, sendo os directores executivos Brian Menell e Tony Teixeira.

A primeira prova deu-se no Circuito de Brands Hatch, em 2005. Este 1º ano contou com 25 equipas e 11 corridas, chassis Lola, motor Zytek e pneus Cooper Avon, tendo a França se tornado campeã, seguido da Suíça e Inglaterra.

O 2º ano culminou com a entrada de Singapura e Grécia. As equipas da Áustria, Portugal, Japão e Rússia abandonaram neste ano, contudo Portugal ainda completou as últimas quatro corridas da temporada com Álvaro Parente (3 provas) e João Urbano (1 prova). Em termos de chassis manteve-se tudo na mesma. A Alemanha foi campeã, seguindo-se da Nova Zelândia e Inglaterra.Neste mesmo ano Sheikh Maktoum, o “pai” do A1GP renunciou todas as suas funções na categoria.

Largada de uma corrida

Largada de uma corrida

No 3º ano (2007), os motores e chassis continuaram a cargo da Zytek e Lola, respectivamente, com 22 equipas. Portugal começou por ser conduzido por João Urbano, mas devido as maus resultados, foi substituído por Filipe Albuquerque, a 4 provas do fim, conseguindo resultados bastante positivos, com 3 pódios.

Nesta temporada de 2008/09, a Direcção do A1GP acordou com a Ferrari o fornecimento de chassis e motores durante 6 anos. O carro é igual ao utilizado por Michael Schumacher e Rubens Barrichello no Campeonato de Fórmula 1 em 2004. Houve mudanças a nível de regras, nomeadamente, as qualificações são mais curtas, paragens na boxe durante a Sprint-Race, entre outras. O monolugar Português é conduzido por Filipe Albuquerque.
Equipas e pilotos:

A1 Team Portugal

A1 Team Portugal

A1 Team África do Sul (Adrian Zaugg), A1 Team Brasil (Filipe Guimarães), A1 Team México (Salvador Dúran) , A1 Team EUA (Marco Andretti), A1 Team China (Ho-Pin Tung), A1 Team Índia (Narain Karthikayen), A1 Team Indonésia (Satrio Hermanto), A1 Team Líbano (Daniel Morad), A1 Team Malásia (Fairuz Fauzi), A1 Team Paquistão (Adam Khan), A1 Team França (Loic Duval), A1 Team Alemanha (Michael Ammermuller), A1 Team Grã-Bretenha (Danny Watts), A1 Team Irlanda (Adam Carrol), A1 Team Itália (Vitatónio Liuzzi), A1 Team Mónaco (Clivio Piccione), A1 Team Holanda (Robert Doornbos), A1 Team Portugal (Filipe Albuquerque), A1 Team Suíça (Neel Jani), A1 Team Austrália (John Martin) e A1 Team Nova Zelândia (Earl Bamber).
Carro e Motor:
Apesar de ser identico ao que a Ferrari utilizou em 2004 na Fórmula 1, este está limitado técnicamente e a nível de performance, sendo uma forma de reduzir custos e evitar que haja equipas que se superem a outras por terem melhor material. “Calçado” com pneus Michellin, este carro contém um motor com Ferrari V8 de 4,5 litros, com cerca de 600 cavalos de potência com o power-boost acionado, cerca de 450 kW.
O fim-de-semana:
Filipe Albuquerque

Filipe Albuquerque

São dadas às equipas 5 jogos de pneus para seco e 2 para tempo chuvoso (caso as condições sejam muito más, as equipas podem excluir os que quiseres de seco e pedir pneus apropriados para chuva), por fim-de-semana.

O fim-de-semana de corridas começa com duas sessões de treinos livres, cada uma com uma hora, na 6ª feira. Sábado de manhã, há outra sessão de uma hora para treinos. As equipas podem usar 3 pilotos diferentes nas sessões de treinos, que servem para afinar carros e começar a pista, mas só o que participar na última sessão se vai qualificar.
  • Qualificação:
As qualificações acontecem aos sábados, com quatro sessões de 10 minutos cada. Cada equipa só pode dar uma volta lançada, a cada sessão e  no final da duas sessões a grelha da Sprint Race é determinada. A volta mai rápidas das duas realizadas é a que conta para o lugar do piloto da grelha. Para a Feature Race, o sistema usado é o mesmo, mas com as voltas mais rápidas da 3ª e 4ª Sessão.

  • Corrida:
  1. Sprint Race:

É a corrida mais curta. Começa às 11h locais no domingo de manhã, com um duração de cerca de 24 min com mais uma volta, sendo a partida lançada. Esta corrida tem uma paragem obrigatória nas boxes.

Sistema de Pontuação:
  • 1º Lugar – 10 pontos
  • 2º Lugar – 8 pontos
  • 3º Lugar – 6 pontos
  • 4º Lugar – 5 pontos
  • 5º Lugar – 4 pontos
  • 6º Lugar – 3 pontos
  • 7º Lugar – 2 pontos
  • 8º Lugar – 1 ponto
  • 2. Feature Race:
    É a corridas mais longa, com duração de aproximadamente 69 minutos com mais uma volta, com duas paragens obrigatórias nas boxes e, ao contrário da Sprint Race, a partida é parada. A corrida começa às 16h locais.
    Sistema de Pontuação:
  • 1º Lugar – 15 pontos
  • 2º Lugar – 12 pontos
  • 3º Lugar – 10 pontos
  • 4º Lugar – 8 pontos
  • 5º Lugar – 6 pontos
  • 6º Lugar – 5 pontos
  • 7º Lugar – 4 pontos
  • 8º Lugar – 3 pontos
  • 9º Lugar – 2 pontos
  • 10º Lugar – 1 ponto
  • Os pilotos que realizarem voltas mais rápidas em cada corrida somam um ponto.

    Horário da prova portuguesa:

    SEXTA-FEIRA, 10 DE ABRIL

    09.20 – 10.20 Ferrari Challenge – Testes

    10.40 – 11.10A1GP Primeira Sessão Treinos Livres, parte 1 (Sessão de

    rookies)

    11.30 – 12.00 A1GP Primeira Sessão de Treinos Livres, parte 2 (Sessão de

    rookies)

    12.15 – 13.15 Ferrari Challenge – Testes

    14.00 – 15.00 A1GP Segunda Sessão de Treinos Livres

    15.15 – 16.15 Ferrari Challenge – Sessão de Treinos Livres

    16.30 – 17.30 Ferrari Challenge – Sessão de Treinos Livres

    17.45 – 18.45 Ferrari Owners Club/Clientes & F1 Clienti

    SÁBADO, 11 DE ABRIL

    08.20 – 08.50 Ferrari Owners Club – Clientes/Ferrari Demo Laps (Media)

    09.05 – 09.35 Ferrari Owners Club – Clientes/Ferrari Demo Laps (VIPS)

    09.50 – 10.40 Ferrari Challenge – Sessão de Qualificação

    11.00 – 12.00 A1GP Terceira Sessão de Treinos Livres

    12.20 – 12.50 F1 Clienti A & B

    13.10 – 13.55 Pit Lane Walkabout

    14.15 – 14.25 A1GP Qualificação Segmento 1 – Corrida Sprint

    14.30 – 14.40 A1GP Qualificação Segmento 2 – Corrida Sprint

    14.45 – 14.55 A1GP Qualificação Segmento 3 – Corrida Feature

    15.00 – 15.10 A1GP Qualificação Segmento 4 – Corrida Feature

    15.30 – 16.00 F1 Clienti A & B

    16.20 – 17.00 Ferrari Challenge – Corrida 1

    17.20 – 17.50 Ferrari Owners Club – Clientes/Ferrari Demo Laps (VIPS)

    DOMINGO, 12 DE ABRIL

    11.00 – 12.00 Corrida Sprint

    12.30 – 13.00 Concurso Miss TW Steel

    12.35 – 13.00 Passeio pelas boxes

    15.00 – 16.15 Corrida Feature

    About these ads

    Comentários»

    1. Ylan Marcel - 11 de Abril de 2009

    Este fds vai pegar fogo. Será que o Brasil tem chances de mais um pódio?

    2. GATTES - 12 de Abril de 2009

    Deixar uma resposta

    Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

    WordPress.com Logo

    Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

    Imagem do Twitter

    Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

    Facebook photo

    Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

    Google+ photo

    Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

    Connecting to %s

    Seguir

    Get every new post delivered to your Inbox.

    Junte-se a 2.673 outros seguidores

    %d bloggers like this: