Piloto da semana Manuel Gião


Manuel Gião
Manuel Gião

O piloto da semana foi escolhido devido não só á sua experiência mas como e nomeadamente por se encontrar em quarto lugar no ranking de pilotos portugueses com mais vitórias.

Manuel Gião nasceu a 28 de Junho de 1971 em Lisboa. É filho do conceituado piloto M.Gião. Tem uma carreira dividida entre as fórmulas e os turismo, tendo estado a disputar o Internacional Open GT.

Em 1989 fez a sua estreia nos automóveis, sendo a Fórmula Ford a categoria escolhida. Gião venceu na sua prova de estreia vindo a conquistar muitos outros lugares de relevo ao longo das três épocas que correu nestes monolugares.

Manuel Gião 2007
Manuel Gião 2007

Em 1992, e depois de se ter sagrado Campeão Nacional de Fórmula Ford com cinco vitórias em oito provas, Gião rumou para uma carreira internacional, a par dos seus adversários de sempre: Castro Santos, Lamy ou Couceiro.

O Campeonato Europeu de Fórmula Opel seria a sua “casa” em 1992, 1993 e 1995, tendo sido um dos pilotos nacionais com melhores resultados para o nosso país. Obtendo o Título de Vice-Campeão Europeu em 1995, ou a vitória na Taça das Nações nesse mesmo ano.

A sua persistência em tentar alcançar o degrau máximo “Fórmula 1” levou-o por caminhos tão distintos como a Super Fórmula, a Fórmula Nissan ou a Fórmula 3000 Italiana. Gião seria campeão na Super Fórmula e um dos pilotos da frente na F.3000 Italiana, mas seria na Fórmula Nissan que alcançaria a sua mais forte prestação internacional ao sagrar-se Vice-Campeão e disputando até à última prova o título máximo com o actual ex-Bicampeão Mundial de Fórmula 1: Fernando Alonso.

Manuel Gião mudou-se para competições GT em 2004 com a participação nas 24h Daytona e em 2005 e 2006 sagrou-se Vice-campeão Espanhol na categoria. Em 2007, ano em que comemora 25 anos de carreira, juntou-se a Pedro Couceiro para disputar uma vez mais o Campeonato de Espanha de GT, tendo alcançado o Título.

Manuel Gião tem até ao momento, 137 corridas realizadas, em toda a sua carreira desportiva profissional. Nessas 137 corridas, 19 delas foram vitórias, 60 pódios, 8 pole-positions e 4 voltas mais rápidas, o que faz com que Gião tenha uma percentagem de vitória de 9.49%

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s