Dakar 2013 – Pirelli com a equipa Honda HRC


Helder Rodrigues , Piloto oficial HRC Honda
Helder Rodrigues , Piloto oficial HRC Honda

A Pirelli irá participar no rali Dakar 2013 como parceira técnico da Equipa HRC, equipando com pneus as motos Honda CRF450 Rally conduzidas pelos pilotos Hélder Rodrigues, Javier Pizzolito e Johnny Campbell.

Este ano, o prestigiado e lendário raid Dakar dá início amanhã dia 5 de Janeiro em Lima (Peru) e terminará a 20 de Janeiro em Santiago (Chile) depois de completarem uma rota de 14 rondas e que se estende ao Chile, Peru e Argentina. Para as motos, isto significa um total de 8,423 km, 4,277 em estradas normais para chegar às pistas e os acampamentos no final de cada ronda e 4,146 de especiais cronometradas cada uma a determinar a classificação da competição.

Para o Rali Dakar, a Pirelli fez duas versões traseiras e dianteiras dos pneus Scorpion Rali para a Equipa HRC. A medida do pneu da traseira é 140/80-18, selecionado como o melhor pneu de rali pela Honda e do dianteiro é 90/90-21, que não tem paralelo em termos de performance em terreno duro. Por isso a Equipa HRC e os seus pilotos, com a assistência on-site dos técnicos Pirelli, serão capazes de escolher a melhor solução dependendo do tipo de terreno que os pilotos estarão a correr.

Durante os testes conduzidos no Outono em Marrocos e na Califórnia, a Pirelli conseguiu confirmar e fortalecer as especificações do traseiro e, graças ao valioso feedback dos pilotos e da equipa, a empresa com o longo “P” foi capaz de virar a sua atenção imediatamente para o pneu dianteiro, melhorando a performance num tempo recorde. Durante os testes, a Pirelli trabalhou para melhorar o pneu na areia enquanto manteve uma performance excelente em terreno duro que sempre definiu este pneu. Para esse propósito, os engenheiros do fabricante milanês trabalharam essencialmente no padrão da banda de rodagem mudando o desenho dos sulcos onde necessário, de modo a garantir a melhor linha possível e uma flutuação melhor na areia.

O Scorpion Rally é o produto da Pirelli que é dedicado aos raids e foi desenvolvido ao longo de décadas de participação em várias competições off-road em todos os tipos de terreno, desde a areia à rocha. O sucesso do Scorpion PRO nas classes de enduro, os vários títulos mundiais ganhos pelo Scorpion MX, e a introdução do Scorpion XC nas competições de todo-terreno tornaram a Pirelli num nome essencial em todo o mundo. Foram precisos vários anos de desenvolvimento para chegar aos pneus Scorpion Rally mas, no final, beneficiando do vasto know-how e dos ambientes de teste mais exigentes, os engenheiros da Pirelli introduziram várias soluções inovadoras para competições off-road e, mais uma vez, os pneus Scorpion Rally estão prontos para avançarem pelos caminhos destas competições lendárias.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s