Dunlop termina os testes de Moto2 na Austrália com êxito


Depois da mudança significativa que se produziu em Phillip Island com a renovação do asfalto do circuito em 2013, a Dunlop esteve a realizar testes durante três dias com duas equipas e quatro pilotos. O objetivo era encontrar pelo menos duas opções para a prova de Moto2 deste ano. Depois dos bem-sucedidos e produtivos testes, a marca acabou com pelo menos três novas especificações testadas na distância da prova.Dunlop Testes Moto2 Austrália

A durabilidade era o foco principal do teste, mas o ritmo também foi importante. Os pneus e os pilotos não dececionaram. O ritmo foi consistente com os tempos de prova de 2013 e mais veloz no caso de Rabat, que não só rodou mais rápido que o ano passado nos três dias, mas em cada dia foi, pelo menos, meio segundo mais rápido que a volta mais rápida de 2013.

O seu melhor tempo foi 1:32.168 no segundo dia, 0,36 segundos mais rápido que o tempo com o qual se conseguiu a pole position de 2013. No primeiro setor, uma secção estreita e revirada, Rabat mostrou a força dos pneus e o seu ritmo superando no teste todas as motos exceto duas de MotoGP.

A Dunlop fez um esforço significativo desenvolvendo nove pneus com o objetivo de encontrar a melhor solução para as novas condições do asfalto australiano. Os novos compostos destacam-se pela baixa geração de calor e resistência ao mesmo, bem como pelas novas construções da banda de rodagem e cinta. As equipas Mapfre Aspar e Marc VDS conseguiram fazer umas impressionantes 838 voltas e 3.727 km durante os três dias.

No primeiro dia testou-se o pneu utilizado na prova de 2013 para estabelecer uma referência. Rabat deu 50 voltas no total com o pneu e, ainda que se pensasse que a superfície da pista se tinha desgastado ligeiramente desde o último outubro, era possível ver sinais da alta temperatura que indicavam a necessidade de um pneu mais duro.

O pneu que ofereceu o melhor rendimento e a formulação preferida nas opções analisadas na primeira jornada utilizou-se também na segunda jornada juntamente com outras seis opções que foram avaliadas no dia mais quente dos três quando as temperaturas atingiram 40ºC, mais oito graus que o dia da prova do ano passado.

As três opções preferidas foram postas à prova novamente no último dia de testes e foram recolhidos dados de todos os pilotos, o que servirá para escolher os nomeados para a prova que se irá realizar dentro de sete meses. Antes disso, uma das opções deverá ser escolhida para Sachsenring que tem cargas semelhantes nas curvas de alta velocidade.

As três opções são compostos duros como se esperava para um circuito abrasivo com diferentes caraterísticas de resistência. Os três pneus têm construções diferentes com dois compostos, um dos quais é completamente novo para este ano.

“Em primeiro lugar, queremos agradecer às equipas e pilotos por darem 100% durante os três dias de testes. Trabalharam de forma árdua para ajudar-nos a encontrar a melhor solução dando inúmeras voltas a um grande ritmo. Estamos encantados por ter três boas opções para as próximas provas. Rodámos com cada uma dessas opções mais de 30 voltas, o que combinado com o circuito mais maduro dá-nos uma margem de segurança, já que as provas vão trazer sempre exigências adicionais em relação aos testes. Agora vamos avaliar todos os dados que reunimos de forma a elegermos as opções mais adequadas para a prova em outubro” declara Nigel Nock, responsável de I&D da Dunlop.

“Trabalhámos com dois pneus novos. Gosto de um deles. Com esse as sensações são boas porque o pneu faz muitas voltas e não se torna mais lento. Gosto deste clima para testá-los. Também dedicámos um dia a trabalhar os novos pneus e o desempenho com a moto” refere Nico Terol, Mapre Aspar Team Moto2.

“Parece que os tempos de volta estão a um bom nível. Quando sai pela primeira vez, senti que o nível de aderência era um pouco mais baixo, mas parece que com mais voltas a aderência melhora. Creio que agora estamos mais ou menos no mesmo nível a que estaremos no fim-de-semana da prova” acrescenta Mika Kallio, Marc VDS Moto2.

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