Stock Car: estreante faz história e vence em Interlagos


A Stock Car viveu um momento mágico neste domingo em Interlagos quando o tocantinense Felipe Fraga, estreando com apenas 18 anos e tendo como parceiro na primeira corrida em dupla da história da categoria o experiente paranaense Rodrigo Sperafico, conquistou a vitória na abertura da temporada em Interlagos. Num domingo pontuado pela chuva, acidentes e a intervenção do carro de segurança, Fraga se transformou no centro das atenções ao encarar como gente grande rivais como o pole e pentacampeão Cacá Bueno, seu companheiro na primeira fila. O pódio foi completado por Valdeno Brito-Jeroen Bleekemolen e Marcos Gomes-Mauro Giallombardo.218461_390028_corrida__10__web_

Tímido, ainda com dificuldades para enfrentar o assédio da imprensa, Fraga – da equipe comandada pelo diretor-técnico Mauro Vogel – até que comemorou de forma contida. “Estou muito feliz. Já venci em outras estreias, mas esta foi especial porque a Stock Car é uma das categorias mais importantes do automobilismo internacional. O carro esteve sempre bom e hoje tudo encaixou certinho”, explicou o único representante da Região Centro-Oeste.

Com formato totalmente diferenciado – o reabastecimento e a troca de quatro pneus também foram obrigatórias -, o sistema de pontos também foi modificado para a prova inédita. Apenas os 12 primeiros pontuaram e coube à dupla Júlio Campos-Fábio Carbone, da Prati-Mico’s Racing, levar o último pontinho em disputa. Campos, no entanto, depois de partir em 15º, não escondeu a irritação com a batida que levou de Luciano Burti. “Ele fez as trapalhadas de costume”, queixou-se. “Perdemos algum tempo na parada de boxes, por causa do mau funcionamento do sistema de reabastecimento, mas era uma corrida em que poderíamos ter terminado entre os cinco primeiros. Quando entreguei o carro ao Carbone, estava à frente de vários pilotos que voltaram antes à pista”, continuou. Campos elogiou o desempenho do parceiro. “Ele foi muito bem e soube aproveitar o fato de ter sido o único da nossa equipe a ter treinado na chuva”, acrescentou. Sobre as próximas etapas, alertou para a necessidade de evolução. “Precisamos largar mais à frente no grid”, concluiu.

Reunindo dois ex-pilotos da Fórmula 1 e uma das grandes atrações do fim de semana, a dupla formada pelo titular Antonio Pizzonia e o convidado Bruno Senna viveu um domingo complicado pelo toque recebido pouco depois da largada. Pizzonia foi atingido pelo carro de Alceu Feldmann, despencou na classificação e viu a corrida – em que partira em 18º – comprometida de início. “O carro ficou todo torto”, lamentou o amazonense. Bruno disse que a performance nem foi tão prejudicada, “Deu para me virar assim mesmo quando a pista estava ainda bastante molhada. Quando começou a secar, os pneus passaram a esquentar demais e o carro começou a sair demais de traseira”, analisou. Sobre a rodada na chicane, classificou como incidente normal de corrida. “Reduzi para segunda por causa de um piloto mais lento e quanto toquei no acelerador o carro virou.”

Pizzonia e Bruno completaram em 22º. Mesmo desapontado com a colocação final, Bruno gostou da segunda participação na Stock Car – disputou a Corrida do Milhão em dezembro. “Foi mais uma experiência numa categoria forte, com ótimos pilotos. Gostei também bastante do clima da equipe, que me recebeu muito bem”, agradeceu. Neste início de semana, ele embarca para a Malásia, onde passará a integrar a equipe da Sky Sport da Inglaterra na cobertura dos grandes prêmios de Fórmula 1.

O resultado da prova (sujeito a verificações técnicas e desportivas):

1 – Felipe Fraga/Rodrigo Sperafico – Vogel Motorsport – Chevrolet – 25 voltas em 52min56s982
2 – Valdeno Brito/Jeroen Bleekemolen – Shell Racing – Chevrolet – a 5s903
3 – Marcos Gomes/Mauro Giallombardo – Schin Racing Team – Peugeot – a 10s804
4 – Sergio Jimenez/Mark Winterbottom – Voxx Racing Team – Peugeot – a 11s059
5 – Daniel Serra/Alessandro Pier Guidi – Red Bull Racing – Chevrolet – a 17s949
6 – Átila Abreu/Nelson Piquet Jr – Mobil Super Racing – Chevrolet – a 18s710
7 – Cacá Bueno/Juan Manuel Silva – Red Bull Racing – Chevrolet – a 18s935
8 – Tuka Rocha/Craig Dolby – RZ Motorsport – Chevrolet – a 22s089
9 – Rubens Barrichello/Augusto Farfus – Full Time Competições – Chevrolet – a 25s274
10 – Popó Bueno/Gabriel Ponce de Léon – Shell Racing – Chevrolet – a 27s932
11 – Ricardo Zonta/Diego Aventin – RZ Motorsport – Chevrolet – a 31s565
12 – Julio Campos/Fabio Carbone – Prati-Mico’s Racing – Peugeot – a 32s099
13 – Galid Osman/Cesar Ramos – Ipiranga-RCM – Chevrolet – a 36s166
14 – Nonô Figueiredo/Miguel Molina – Mobil Super Racing – Chevrolet – a 37s071
15 – Ricardo Mauricio/Oswaldo Negri – Eurofarma RC – Chevrolet – a 38s775
16 – Bia Figueiredo/Duda Pamplona – ProGP – Chevrolet – a 50s170
17 – Luciano Burti/Ricardo Rosset – Vogel Motorsport – Chevrolet – a 55s439
18 – Raphael Matos/Felipe Maluhy – Hot Car Competições – Chevrolet – a 1min00s322
19 – Felipe Lapenna/Chico Serra – Hot Car Competições – Chevrolet – a 1min00s919
20 – Gabriel Casagrande/Enrique Bernoldi – C2 Team – Chevrolet – a 1min01s558
21 – Lucas Foresti/Antonio Jorge Neto – RC3 Bassani – Peugeot – a 1min01s593
22 – Antonio Pizzonia/Bruno Senna – Prati-Mico’s Racing – Peugeot – a 1min04s536
23 – Felipe Tozzo/Claudio Ricci – Boettger Competições – Peugeot – a 1min06s940
24 – Fabio Fogaça/David Muffato – Schin Racing Team – Peugeot – a 1min10s822
25 – Rafael Suzuki/Giuliano Losacco – ProGP – Chevrolet – a 1min18s538
26 – Diego Nunes/Jaime Melo – C2 Team – Chevrolet – a 8 voltas
27 – Beto Cavaleiro/Fabio Carreira – Hanier Racing – Peugeot – a 10 voltas
28 – Vitor Genz/Vitor Meira – Boettger Competições – Peugeot – a 20 voltas
29 – Denis Navarro/Alvaro Parente – Voxx Racing Team – Peugeot – a 21 voltas
30 – Max Wilson/Dean Canto – Eurofarma RC – Chevrolet – a 21 voltas
31 – Allam Khodair/Bruno Junqueira – Full Time Competições – Chevrolet – a 21 voltas
32 – Alceu FeldmannRoberto Merhi – Hanier Racing – Peugeot – a 22 voltas
33 – Thiago Camilo/Lucas Di Grassi – Ipiranga-RCM – Chevrolet – a 25 voltas

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s