Qatar (Dubai) – Gp MotoGp 2014 , crónica by Aires Pereira


Batalha Rossi Marquez
Batalha Rossi Marquez

Começaram 23 motos e acabaram 17! O circuito do Qatar foi um problema para as potentes 1000 cc da classe rainha do mundial de velocidade e Jorge Lorenzo foi uma das vítimas. Mas depois de ver a batalha Rossi vs Marquez…ninguém quer saber das estatísticas. Rossi esteve dois anos na Ducati a ver passar os outros, depois mais um ano na Yamaha com graves problemas e a ser autenticamente humilhado corrida após corrida e surge em 2014 como uma Fénix. Renasce das cinzas e bate-se com Marquez de igual para igual quase ganhando a corrida. É simplesmente inacreditável a força, a coragem e a determinação que este piloto de 35 anos de idade e que inicia a sua 19ª temporada no mundial de velocidade tem. O que mais tem Rossi para oferecer?

Os treinos de MotoGP foram muito confusos. Aliás, a confusão começou dias atrás quando a FIM resolveu mudar as regras à última da hora, alterando os critérios da classe Open e da classe Factory. As CRT deixaram de existir e a classe Open foi criada para abranger todas as máquinas que não são de fábrica, com critérios muito mais rígidos para as equipas de fábrica, tanto em pneus como em capacidade de combustível. Independentemente desta polémica surge outra com Jorge Lorenzo muito descontente com os pneus Bridgestone que, segundo este foram feitos à medida das Honda, penalizando a Yamaha. E de facto o fim-de-semana foi atípico com Lorenzo e as restantes máquinas de fábrica a nunca conseguirem o “setting” certo levando a que Aleix Espargaro, Alvaro Bautista e Bradley Smith conseguissem tempos de topo nos treinos livres. Somente nos treinos cronometrados (QP1) Marquez se conseguiu impor e fazer a Pole Position. É preciso não esquecer que Marquez partiu a perna há 6 semanas atrás e que faltou aos últimos treinos da pré-época. Lorenzo ficaria com o 5º tempo, Pedrosa com o 6º tempo e Rossi somente com o 10º tempo. Coisas estranhas aconteciam no Qatar. Curiosamente Rossi afirmava que não estava muito preocupado e que a qualificação não era muito importante…
No Domingo à noite (a prova do Qatar é realizada à noite) quando a corrida começou Lorenzo saltou para a frente da corrida como só ele sabe fazer. Sempre muito perfeito, muito minucioso o espanhol fazia o que tinha de ser feito e liderava o pelotão. Mas ainda não tinha dado uma volta quando a frente lhe foge à entrada de uma curva dando origem a um aparatoso acidente. Isto foi só o início, pois seguiram-lhe o exemplo Bradl, Bautista e Smith. Para além destes acidentes Pol Espargaro e Hector Barbera também desistiram. A história da corrida acaba por se resumir às diversas quedas e à épica batalha de Rossi e Marquez. Aqui lembramo-nos da entrevista de Rossi e da relativização do seu tempo na grelha. De facto o italiano estava muito confiante na sua máquina e nas suas capacidades. Assim logo após terem ficado isolados por via das quedas ocorridas Marquez e Rossi iniciaram uma batalha silenciosa com Pedrosa como espectador. Rossi e Marquez ultrapassaram-se cerca de 6 vezes, tendo metade delas ocorrida na penúltima volta, altura em que Rossi lançou todos os seus trunfos para a mesa. Mesmo assim não foi o suficiente. Marquez não fez qualquer erro e o italiano acabou por ter de se contentar com o segundo posto a 0.5 seg do vencedor com Pedrosa a ficar com o último lugar no pódio. Foi uma batalha que ficará para os anais da história do motociclismo e que antevê que se as coisas se mantiverem desta forma teremos eventualmente o melhor campeonato do mundo de MotoGP dos últimos anos à porta…

1º Marc Marquez – Honda (25 pts), 2º Valentino Rossi – Yamaha (20 pts), 3º Dani Pedrosa – Honda (16 pts)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s