Três anos depois de vencer a primeira corrida do Porsche GT3 Cup Challenge realizada na Europa, Ricardo Rosset está de volta ao autódromo do Estoril. Ele inicia a partir desta quinta-feira, dia de treinos livres, a caminhada para tentar se tornar o primeiro tricampeão da Porsche Cup. As primeiras corridas do ano (duas da categoria Cup e duas da Challenge) acontecerão no sábado, 5 de abril, com exibição pelo portal Terra (terra.com.br).

Campeão da temporada de 2013 (depois de uma luta acirrada com outro bicampeão, Ricardo Baptista), Rosset refuta qualquer favoritismo para este ano. “O carro e os pneus serão novidade para todo mundo. A chave vai ser se adaptar rapidamente ao novo conjunto”, afirma, referindo-se ao Porsche 911 GT3 Cup “991”, que faz sua estreia no Porsche GT3 Cup Challenge, e aos pneus Pirelli, que passam a equipar todos os carros a partir de 2014. “O traçado de Estoril é conhecido, muitos de nós já andaram lá. Isso vai facilitar a familiarização com o carro e os pneus.” O novo Porsche 911 GT3 Cup possui motor ligeiramente mais potente (460 cv, ou 10 cv a mais do que no modelo anterior), mas diferenças profundas no chassi, na suspensão e no câmbio, que passa a ter paddle shift (aletas no volante para troca de marchas).
Rosset destaca ainda a mudança no formato das provas das corridas realizadas no Brasil. A categoria Cup passa a ter, nas corridas realizadas no Brasil, somente uma corrida por etapa, com 37 minutos mais uma volta de duração. “Isso vai mudar um pouco a dinâmica das corridas, dando mais tempo para uma eventual recuperação de posições. E vai exigir um preparo físico mais apurado, já que a corrida será mais longa”, observa. Nas etapas realizadas no exterior, permanece o formato de duas corridas, cada uma com 25 minutos mais uma volta.
Além de ser o vencedor da primeira corrida da Porsche Cup realizada na Europa, Rosset é desde 2011 o recordista oficial do autódromo do Estoril para a categoria. Naquela ocasião, ele fez a melhor volta da prova com o tempo de 1:45.345. A segunda corrida do dia foi realizada sob chuva. Charles Reed, oitavo colocado na primeira, largou na pole position e liderou as primeiras voltas. No final, vitória de Constantino Júnior, com Rosset em segundo. A Porsche Cup voltou ao Estoril para a abertura da temporada de 2012. As duas provas foram vencidas por Luiz Clemente Lunardi, detentor do recorde absoluto da categoria para o traçado: 1:44.196, estabelecido para fazer a pole position naquele ano. De acordo com as normas da FIA, o recorde oficial é apurado pela melhor volta durante a corrida.