Ricardo Rosset inicia a busca pelo terceiro título em Estoril


Três anos depois de vencer a primeira corrida do Porsche GT3 Cup Challenge realizada na Europa, Ricardo Rosset está de volta ao autódromo do Estoril. Ele inicia a partir desta quinta-feira, dia de treinos livres, a caminhada para tentar se tornar o primeiro tricampeão da Porsche Cup. As primeiras corridas do ano (duas da categoria Cup e duas da Challenge) acontecerão no sábado, 5 de abril, com exibição pelo portal Terra (terra.com.br).

Ricardo Rosset

Campeão da temporada de 2013 (depois de uma luta acirrada com outro bicampeão, Ricardo Baptista), Rosset refuta qualquer favoritismo para este ano. “O carro e os pneus serão novidade para todo mundo. A chave vai ser se adaptar rapidamente ao novo conjunto”, afirma, referindo-se ao Porsche 911 GT3 Cup “991”, que faz sua estreia no Porsche GT3 Cup Challenge, e aos pneus Pirelli, que passam a equipar todos os carros a partir de 2014. “O traçado de Estoril é conhecido, muitos de nós já andaram lá. Isso vai facilitar a familiarização com o carro e os pneus.” O novo Porsche 911 GT3 Cup possui motor ligeiramente mais potente (460 cv, ou 10 cv a mais do que no modelo anterior), mas diferenças profundas no chassi, na suspensão e no câmbio, que passa a ter paddle shift (aletas no volante para troca de marchas).

Rosset destaca ainda a mudança no formato das provas das corridas realizadas no Brasil. A categoria Cup passa a ter, nas corridas realizadas no Brasil, somente uma corrida por etapa, com 37 minutos mais uma volta de duração. “Isso vai mudar um pouco a dinâmica das corridas, dando mais tempo para uma eventual recuperação de posições. E vai exigir um preparo físico mais apurado, já que a corrida será mais longa”, observa. Nas etapas realizadas no exterior, permanece o formato de duas corridas, cada uma com 25 minutos mais uma volta.

Além de ser o vencedor da primeira corrida da Porsche Cup realizada na Europa, Rosset é desde 2011 o recordista oficial do autódromo do Estoril para a categoria. Naquela ocasião, ele fez a melhor volta da prova com o tempo de 1:45.345. A segunda corrida do dia foi realizada sob chuva. Charles Reed, oitavo colocado na primeira, largou na pole position e liderou as primeiras voltas. No final, vitória de Constantino Júnior, com Rosset em segundo. A Porsche Cup voltou ao Estoril para a abertura da temporada de 2012. As duas provas foram vencidas por Luiz Clemente Lunardi, detentor do recorde absoluto da categoria para o traçado: 1:44.196, estabelecido para fazer a pole position naquele ano. De acordo com as normas da FIA, o recorde oficial é apurado pela melhor volta durante a corrida.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s