WRC : Pirelli estreia o novo pneu Scorpion em Portugal


Bernardo Sousa no Rali de Guimarães@foto Pirelli.com
Bernardo Sousa no Rali de Guimarães@foto Pirelli.com

No próximo fim de semana, de 3 a 6 de Abril, na prova do campeonato do mundo de Ralis em Portugal, a Pirelli fará a estreia do pneu Scorpion, ultimo modelo para pisos de terra.

O nome, Scorpion, não tem sido visto ao melhor nível, desde que a Pirelli terminou o seu contrato de fornecimento exclusivo com o campeonato do Mundo de Ralis em 2010.

Agora, o novo pneu Scorpion será visto na equipe privada de Henning Solberg com o seu Ford Fiesta RS WRC. O Norueguês, anteriormente utilizou o modelo Sottozero, em que venceu uma etapa do Rali da Suécia com o mesmo carro em Fevereiro – no segundo evento do regresso da Pirelli.

O desafio para a quarta prova do campeonato mundial, realizado em estradas de terra perto de Faro, é muito diferente – mas a seguir à utilização de Solberg na neve e gelo, na Suécia, vai ser apenas a segunda presença de um pneu Pirelli numa prova do campeonato do Mundo de Ralis, no presente ano.

Pilotos da Pirelli em Portugal

Além de Henning Solberg, com um World Rally Car, a Pirelli também irá estar representada na categoria WRC2, com os seguintes pilotos Pirelli:

33 Max Rendina / Mario Pizzuti (Mitsubishi Lancer Evo 10 )

43 Bernardo Sousa / Hugo Magalhães (Ford Fiesta RRC )

44 Julien Maurin / Nicolas Klinger (Ford Fiesta RRC )

37 Lorenzo Bertelli / Mitia Dotta (Ford Fiesta R5)

75 Rui Madeira / Nuno da Silva (Ford Fiesta R5)

76 João Barros / Jorge Henriques (Ford Fiesta R5)

Os pneus disponíveis:

Para as superfícies mais duras de terra, a Pirelli irá trazer o pneu de composto duro Scorpion XR5, e XR7 para o pneu de composto macio.

O rasto/piso do pneu XR foi projetado para superfícies particularmente abrasivas e agressivas. A estrutura interna do pneu é resistente a pedras e outros impactos, a parede lateral também é reforçada para proteger contra os furos. O novo XR é um pneu simétrico (não-direcional), o que faz com que cada pneu seja utilizável em qualquer lado do carro, logo, uma vantagem acrescida para a elaboração de uma eficaz estratégia.

As regras:

Apenas um composto principal é possível por prova em terra (composto duro em Portugal), com quantidades limitadas de um composto mais macio, opção disponível em caso de mudanças meteorológicas inesperadas.

Os pilotos dos carros WRC1, estão autorizados a utilizar 25 pneus por prova, além de mais quatro para o shakedown , totalizando 29 pneus no total. Os pilotos de WRC2 podem utilizar apenas 20 pneus por prova, como assim, mais quatro para o shakedown, 24 pneus no total.

O XR5 é a escolha eleita, com o composto mais suave (XR7), adequado para uso em condições mais frias, disponível como opção.

Comentários

Henning Solberg, piloto Pirelli: “Fiquei muito impressionado com o desempenho dos pneus Pirelli, na Suécia, onde estivemos competitivos do início ao fim, embora o piso de terra em Portugal seja completamente diferente, espero que estes pneus nos proporcionem vantagem mais uma vez. Tenho as melhores recordações de conduzir com a versão anterior do Scorpion, há alguns anos atrás, mas tenho que ser realista, o nosso carro pertence a uma estrutura privada e não realizei qualquer teste antes do rali Em vez disso, já estamos em linha recta para o shakedown . Numa situação destas, esperamos que os pneus possam ajudar a fazer a diferença. ”

Matteo Braga, engenheiro sénior Pirelli: “O nosso objetivo nos ralis, este ano, é fornecer pneus para os clientes, por isso, estamos felizes em receber o Henning de volta, com o seu Fiesta privado, depois de um excelente desempenho na Suécia. O nosso pneu Scorpion foi completamente redesenhado, desde que foi visto pela última vez no campeonato do mundo em 2010, para proporcionar um melhor compromisso entre desempenho e durabilidade, e responder aos recentes regulamentos sobre pneus, que limita estritamente o uso. “

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s