#Moto3 , GP USA 2014: crónica Aires Pereira


Miller, Fenati e Vazquez na linha de meta
Miller, Fenati e Vazquez na linha de meta

Para esquecer! Foi um fim-de-semana para esquecer no que toca a Miguel Oliveira com um dos piores resultados da sua carreira. Jack Miller mostra-se muito confiante na sua KTM e tem sido o único piloto a dar luta às Honda e voltou a vencer solidificando a sua liderança. Finalmente as KTM da equipa SKY/VR46 deram um ar da sua graça com Fenati em grande forma.

 

A homogeneidade entre KTM e Honda é agora uma certeza. Ambas as formações se batem de igual para igual com ligeiras vantagens em face dos circuitos. Desta feita Austin favoreceu as KTM que arrecadaram não só a pole position por intermédio de Miller como a vitória. Já há muito tempo, desde Casey Stoner que os Australianos não estavam na frente do pelotão. Os treinos foram dominados ora pelas Honda com Rins, Vazquez e Marquez ora pela KTM com Miller, Antonelli e Kornfeil, com Miller a impor-se na qualificação seguido de Vazquez (que está a fazer a melhor época de sempre em Moto3) e Rins que se queria desforrar do Qatar. Miguel com graves problemas com a afinação da Mahindra à pista de Austin nunca conseguiu subir acima do 12º tempo tendo obtido somente o 18º para a grelha.

A corrida começou com uma queda colectiva na 1ª curva do circuito atirando Sissis (companheiro de Miguel na Mahindra) para fora da corrida e por pouco não afectando o próprio piloto luso, que de resto voltou a ter que se defender de outro acidente mais para a frente regressando à pista em penúltimo. Na frente seguiam Miller, Marquez, Rins e Kornfeil. Mais atrás no segundo pelotão Fenati começava a dar nas vistas assumindo a liderança do 2º pelotão e encetando a perseguição ao grupo da frente. A troca de posições com Rins fez-se naturalmente e criava-se agora um grupo liderado sempre por Miller e Vazquez mas agora com Fenati e Kornfeil ao ataque à vitória. As últimas voltas foram emocionantes com Fenati a atacar deliberadamente o primeiro lugar (que conseguiu por breves instantes) e Miller e Vazquez a tentarem o mesmo. Marquez com ligeiro atraso à entrada para última curva atrasa demasiado a travagem acabando na gravilha, enquanto Miller passa todos os companheiros para cortar a linha de meta em primeiro lugar com Fenati colado e Vazquez, uma vez mais a acabar no último lugar do pódio. Miguel ainda conseguiu chegar até ao 15º, fruto das diversas quedas e assim angariar um precioso ponto. A próxima prova é na Argentina, circuito completamente novo para todos e onde esperamos que Miguel volte às posições que é justo ocupar.

 

1º Jack Miller – KTM (50 pts), 2º Efren Vazques – Honda (32 pts), 3º Romano Fenati – KTM (24 pts)…9º Miguel Oliveira – Mahindra (14 pts)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s