#MotoGp , GP França , Le Mans – Crónica by Aires Pereira


Ultrapassagem de Marquez a Rossi
Ultrapassagem de Marquez a Rossi

Playstation! Melhor que Marquez só na Playstation! A aposta agora é saber se Marquez irá perder alguma das provas do mundial. E perder é a palavra correcta porque em circunstâncias normais ninguém deverá conseguir bater o campeão. É como se deixasse a sua marca por onde passa. Pole position, volta mais rápida, recorde do circuito são simplesmente obrigatórios. Ah…e claro…ganhou a corrida! 125 pontos obtidos em 125 pontos possíveis!

 

– Diverti-me muito – afirmaria Marquez na conferência de imprensa depois da corrida. O facto de ter sido arredado para o 10º posto na primeira volta até o “divertiu”! A maior parte dos pilotos ficaria arrasado por ver o pelotão passar por ele logo na 1ª volta, mas não Marquez! Marquez achou divertido. E na verdade demorou 7 voltas para passar todos os 9 concorrentes à frente dele e assumir, muito naturalmente a liderança. Só visto!

Mas voltemos um pouco atrás até aos treinos. Não falando de Marquez (que dominou por completo) vemos aparecer nomes no topo como do campeão do mundo de Moto2 – Pol Espargaro – ou de Iannone na Ducati que dão um visual diferente aos treinos, variando um pouco do habitual. Pol Espargaro acabou mesmo por fazer um muito surpreendente 2º tempo na qualificação com outra surpresa – Dovizioso em Ducati – a conseguir o 3º tempo. Rossi ficaria pelos lugares habituais na qualificação (segunda fila) e Lorenzo continua muito abaixo da forma que demonstrou no final da época passada, qualificando-se a seguir a Rossi. Pedrosa que foi submetido a uma intervenção durante a semana quedava-se pelo 9º tempo.

E foi esta 1ª linha que arrancou para a corrida. Como Marquez não é um “expert” em largadas as primeiras voltas são sempre excepcionais, mas Le Mans foi soberbo! A Ducati de Dovizioso parecia que tinha catapulta, tal foi a velocidade com que chegou à primeira curva. Dovizioso aproveitou o facto de Marquez ter ficado para trás e rapidamente conquistou terreno tendo liderado a corrida por algumas voltas. Atrás seguia Pol Espargaro e logo de seguida, Rossi que viu ali a oportunidade que esperava. E Rossi não pede licença. Espargaro ficava para trás e Dovizioso seguia-se sem grandes problemas. Lá atrás depois de quase ter batido na moto de Lorenzo numa saída larga de uma curva, Marquez descia até à 10ª posição para iniciar a recuperação. Rossi liderava então e tentava cavar um fosso para o segundo posto porque Rossi sabia bem do que Marquez é capaz. E claro, que Marquez não demorou muito a passar todos os “campeões” que o separavam de Rossi. O mais impressionante é que em três voltas consecutivas Marquez ultrapassou três concorrentes exactamente no mesmo lugar e da mesma maneira. Era milimétrico. Acho que se medissem o espaço onde começava e acabava a ultrapassagem era capaz de não diferir muito…em milímetros! Adiante…Rossi sabia que Marquez vinha aí e a box encarregava-se do lhe lembrar volta a volta. Mas ao contrário da luta que todos aguardávamos, acabou por não acontecer nada! Rossi entra mal numa curva, alargando muito a trajectória e Marquez…desaparece. Foi assim…sem história e sem guerra! Foi muito triste para quem esperava uma batalha épica, até porque Le Mans não tem muitos pontos de passagem e Rossi conhece-os de ginjeira! Rossi ainda brincou na conferência de imprensa – “ainda pensei que ele esperasse por mim, mas não…” – elevando ao expoente máximo o seu famigerado bom humor!

Decididos e sem oposição os dois primeiros postos, o terceiro foi bastante suado por Bautista que teve de se opor a Espargaro e Bradl para conseguir o seu primeiro pódio em 2014. Parabéns a Bautista especialmente por ter recuperado tão bem de três quedas nas três primeiras provas.

 

1º Marc Marquez – Honda (125 pts), 2º Dani Pedrosa – Honda (83 pts), 3º Valentino Rossi – Yamaha (81 pts)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s