#MotoGp 2014 , Mugello – crónica by Aires Pereira


Luta entre Marquez e Lorenzo
Luta entre Marquez e Lorenzo

Marquez continua imbatível com a totalidade das vitórias e pole position em 2014, Rossi passa Pedrosa e assume a 2ª posição no campeonato do mundo no dia em que completa 300 grandes prémios e Iannone faz um inicio de corrida assombroso mas não resiste a terminar a corrida abaixo do “topten” e Lorenzo regressa aos pódios e às lutas com Marquez. Tudo isto numa das mais míticas pistas do mundial de velocidade, Mugello a pista da Ferrari em Itália!

 

Marquez e Rossi fizeram as delícias de milhares de fãs que se deslocaram à pista da Ferrari, Mugello em Itália. O primeiro pela sua invencibilidade em 2014 e o segundo por “correr em casa” e ter milhares de fãs a torcer pelo melhor piloto de todos os tempos. Mas para além disso fizeram também parte da luta pelos melhores tempos com clara vantagem para o campeão do mundo que iria partilhar os melhores tempos das diversas sessões com Pedrosa, seu companheiro de equipa. Iannone, também a correr em casa foi mostrando as garras acabando por fazer a sua melhor qualificação em MotoGP, segundo melhor tempo. Obviamente que a pole position iria para Marquez com Lorenzo a conseguir ficar na primeira linha com o terceiro tempo. Rossi com uma péssima qualificação acabaria por obter somente o 10º tempo.

A conhecida inaptidão de Marquez para as partidas, já por demais demonstrada foi novamente assunto em Mugello. Apesar da pole position foi Iannone (com meia roda de avança sobre Lorenzo) que curvou à frente do pelotão de MotoGP fazendo a multidão entrar em estado de pura euforia, muito parecido com o arranque de Andrea Dovizioso em França. Mas Lorenzo queria provar que apesar do mau arranque da temporada estava ali para discutir o resultado e acaba por passar Ianonne ainda durante a 1ª volta para começar a ganhar terreno. Marquez também tentou a mesma façanha mas a prudência levou-o a retrair-se por mais uns metros acabando por ultrapassar Iannone e iniciar o ataque a Lorenzo. Enquanto isso Rossi que tinha partido do 10º posto na grelha ultrapassava Dovizioso colocando-se na 4ª posição. Rodavam então três italianos no 3º, 4º e 5º posto, respectivamente Iannone, Rossi e Dovizioso. Mas Rossi queria mais e Iannone não resistiu muito mais ao seu amigo Rossi, colocando-se este na roda de Marquez. E foi aqui que a corrida começou verdadeiramente a animar porque Marquez iria rodar quase metade da corrida atrás de Lorenzo aguardando uma oportunidade que o compatriota teimava em não lha dar. Lorenzo fazia o mesmo que fez em Valência no ano passado, esperava por Rossi para ver se este conseguia atrapalhar Marquez. Mas nem Rossi conseguiu colar-se aos dois da frente nem Marquez estava na disposição de esperar. E a 4 voltas do final Marquez resolve finalmente passar para a frente. O que este não contava é que Lorenzo reagisse à ultrapassagem e que se colocasse na frente novamente. Foram 3 voltas de arrasar e de uma mestria de pilotagem só ao alcance de muito poucos com Rossi sentado na primeira fila a assistir a tudo isto. Será mais uma corrida que ficará para a história onde Lorenzo fez tudo o que sabia e que não sabia para bater Marquez mas acabou por sucumbir à mestria deste. Marquez faz história a cada prova que passa e vai com 6 vitórias e pole positions em 6 corridas. Nada a dizer que já não tenha sido dito a não ser que pela primeira vez esta época o campeão teve uma verdadeira batalha pela vitória. Parabéns a Rossi pelos 300 grandes prémios e por com 36 anos estar actualmente em segundo lugar no campeonato do mundo.

 

1º Marc Marquez – Honda (150 pts), 2º Valentino Rossi – Yamaha (97 pts), 3º Dani Pedrosa – Honda (96 pts)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s