José Pedro Fontes foi o grande vencedor do Rallye Vidreiro – Centro de Portugal 2014. O piloto do Porto, único inscrito ao volante da categoria GT, impôs a força do seu Porsche 997 GT3 e garantiu uma vitória sobre os principais candidatos ao título nacional. O actual campeão português, Ricardo Moura, estreou o Ford Fiesta R5 em pisos de asfalto e terminou a prova na segunda posição, enquanto o líder do campeonato, Pedro Meireles, colocou o seu Skoda Fabia S2000 no último lugar do pódio.

Numa prova marcada pela condições climatéricas instáveis no primeiro dia, José Pedro Fontes arriscou em usar pneus para seco e acabou por tirar proveito num dos troços em que toda a gente levava pneus para piso molhado. O asfalto encontrava-se seco e o piloto do Porto acabou por conquistar uma vantagem que lhe permitiu gerir o andamento durante o segundo dia de competição.
“Hoje o carro portou-se muito bem, embora algo instável de traseira. No final comecei a ficar sem pneus traseiros, embora tenha conseguido controlar as coisas. Espite/Mata mostrou-se algo difícil, uma vez que para além de ser estreito, estava sujo e cheio de terra. Acabou por correr tudo bem. Consegui aproveitar o potencial do carro ao máximo. Num troço como o Farol, o Porsche poderá fazer a diferença, mas nos outros não. Foi um resultado gratificante que justifica a aposta no Porsche. Fizémos um bom trabalho de desenvolvimento do carro, o que acaba por ser um justo prémio para os nossos patrocinadores”, afirmou o vencedor do Rallye Vidreiro – Centro de Portugal 2014, José Pedro Fontes.
Um dos pontos de interesse do segundo dia de competição foi a luta pelo segundo lugar. Moura manteve sempre um rendimento consistente, mas melhoria gradual de Pedro Meireles foi suficiente para provocar emoção. De qualquer forma, o açoriano do Ford Fiesta R5 acabou por se impor neste confronto.
João Barros cedo perdeu o terceiro posto e acabou por andar com alguma tranquilidade na quarta posição. Na Produção, Adruzilo Lopes e Carlos Martins protagonizaram um duelo intenso com vantagem final para o piloto do Mitsubishi. Lopes chegou a assumir a liderança depois de um tempo canhão na quinta especial da prova, mas um furo numa das rodas do Subaru já na derradeira classificativa deitou tudo a perder e não só perdeu o primeiro lugar na categoria como desceu de quinto para sétimo em termos absolutos.
Nas duas rodas motrizes, Ricardo Marques foi dono e senhor do primeiro posto durante praticamente todo o rali. Paulo Neto foi quem mais o pressionou mas contentou-se com o segundo posto, enquanto Armindo Neves acabou em terceiro.
Na prova a contar para o Campeonato Regional Centro, o vencedor Pedro Leone, em Ford Escort RS Cosworth, com uma vantagem de 12,3 segundos sobre Eduardo Veiga. Gonçalo Figueiroa, em Ford Escort RS, triunfou no Rallye Vidreiro – Centro de Portugal Sprint.
Classificação final do Rallye Vidreiro – Centro de Portugal
1º José P. Fontes/Inês Ponte Porsche 997 GT3 59m59,6s
2º Ricardo Moura/António Costa Ford Fiesta R5 a 36,3s
3º Pedro Meireles/Mário Castro Skoda Fabia S2000 a 1m07,4s
4º João Barros/Jorge Henriques Ford Fiesta R5 a 1m36,9s
5º Carlos Martins/Pedro Conde Mitsubishi Lancer Evo IX a 2m12,4s