Carlos Sousa é o novo reforço da Mitsubishi Petrobras


Carlos Sousa está confirmado como o novo reforço da equipa Mitsubishi Petrobras para o Dakar 2015, prova onde vai regressar pela 16ª vez na sua carreira, desta vez para guiar um ASX Racing inscrito pela Mitsubishi Brasil, juntamente com o piloto brasileiro Guilherme Spinelli.

Guilherme Spinelli e Carlos Sousa
Guilherme Spinelli e Carlos Sousa

Livre no mercado após o anúncio de retirada da Great Wall Motors, Carlos Sousa não teve como recusar o convite da Mitsubishi Brasil para se juntar a este ambicioso projeto, onde vai reencontrar muitos dos elementos que integraram a antiga equipa oficial da Mitsubishi – a MMSP –, além do próprio Guilherme Spinelli, com quem chegou a fazer equipa no Dakar 2010, quando ambos disputaram a prova nos Mitsubishi Racing Lancer inscritos pela JMB Stradale.

“Um pouco a exemplo do que se passou em 2011, este foi mais um daqueles convites inesperados, mas que surgiu na altura certa. Não houve como recusá-lo, até porque se trata de um projeto altamente profissional e ambicioso, que me vai permitir regressar à competição ao mais alto nível”, explicou Carlos Sousa, o mais consagrado piloto nacional de todo-o-terreno.

De resto, esta ligação à equipa Mitsubishi Petrobras marca também um regresso às origens: “Apesar de já ter representado vários construtores ao longo da minha carreira, foi com a Mitsubishi que me estrei num Dakar e foi também com a Mitsubishi que conquistei alguns dos meus maiores sucessos desportivos, dentro e fora de portas. Essa foi, aliás, outras das razões pela qual não hesitei em aceitar este convite”, justificou.

Carlos Sousa, que brevemente anunciará o navegador que o acompanhará neste novo projeto, iniciou já o trabalho de desenvolvimento do ASX Racing, participando em duas sessões de testes que se realizaram, respetivamente, em França e Marrocos, já durante este mês.

A estreia oficial de Carlos Sousa com a equipa Mitsubishi Petrobras está agendada para o Rally de Marrocos, a penúltima jornada do ano pontuável para a Taça do Mundo FIA de TT, entre 3 a 9 de outubro.

“É uma honra poder contar com um piloto do nível do Carlos Sousa na nossa equipa”, reconheceu Guilherme Spinelli. “Desde que corremos juntos em 2010 que me habituei a tratá-lo por ‘Professor’, tal a sua enorme sensibilidade para encontrar as melhores afinações de um carro para o deserto. Além de rápido e seguro, será uma ajuda fundamental na continuidade do desenvolvimento do ASX Racing”, acrescentou “Guiga” Spinelli, que conta já com cinco participações no Dakar e um 9º lugar como melhor resultado (em 2011).

Projetado pela Ralliart Brasil, o ASX Racing está a ser desenvolvido em França por uma equipa liderada pelo experiente Thierry Viardot, antigo diretor técnico da Mitsubishi Motors Motorsports (MMSP), única marca a vencer o Dakar por 12 vezes.

“Temos muito trabalho pela frente porque há várias novidades no capítulo técnico. O calendário é apertado, mas até ao Dakar 2015 a equipa vai fazer mais alguns testes e provas, em África e talvez na Europa”, desvendou Carlos Sousa.

“Para já, as impressões são bastante positivas, pois é fácil perceber que se trata de um carro muito bem construído e com um enorme potencial competitivo”, concluiu o piloto português, que em 15 participações no Dakar soma 10 presenças no top-10 da classificação, exibindo como melhor resultado o 4º lugar alcançado em 2003, além de seis vitórias em etapas – a última delas em janeiro deste ano.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s