36 equipas escolhem Dunlop para as 8 Horas de Suzuka


Num ano em que houve mais inscritos do que lugares na grelha de partida, 36 equipas Dunlop estão a tentar classificar-se para correr posteriormente no circuito japonês. Suzuka é a segunda ronda do Campeonato Mundial de Resistência (EWC) da FIM, mas reúne o interesse dos nove fabricantes e equipas de motos japoneses que compõem a lista de 71 inscritos.

Dunlop
Dunlop

A equipa japonesa de design da Dunlop desenvolveu uma gama de pneus traseiros específicos para este circuito, que estarão disponíveis na corrida a 27 de julho.

O regulamento de 2014 limita a utilização de 15 pneus por mota para as oito horas. O trabalho de desenvolvimento da Dunlop ao longo das temporadas anteriores centrou-se no tempo de vida útil do pneu e na necessidade de se realizarem treinos duplos, já disponível com melhores prestações numa janela operacional ampla, de forma a adaptar-se a qualquer prova do calendário.

As duas equipas de trabalho da Dunlop, a Suzuki Endurance Racing Team (SERT) e a Honda Racing, realizaram os testes em piso seco e molhado no início deste mês, optando por percorrer distâncias semelhantes às da corrida. As outras duas equipas da Dunlop em competição são a Team R2CL, que terminou a corrida em Suzuka no ano passado em 10º lugar, e a Team Motors Events April Moto, que se classificou para o EWC depois de ganhar o Campeonato Mundial de Resistência de 2013.

A Equipa Kagayama, uma equipa local que acabou a corrida em terceiro lugar no ano passado, regressa este ano com os pilotos de superbike de renome mundial, Yukio Kagayama e Noriyuki Haga. Este ano a equipa fica completa com Dominic Aegerter, uma cara conhecida da Dunlop tendo sido um dos pilotos líderes do Campeonato Mundial de Moto2 e vencedor do último Grande Prémio da Alemanha no passado fim-de-semana.

O vencedor do prémio Bol d’Or de 2014, Gregory Leblanc, da equipa SynergyForce Trickstar, vai competir com uma moto Kawasaki equipada com pneus da Dunlop.

 

Equipas e pilotos da Dunlop em EWC

Ambas as equipas de trabalho mantiveram o mesmo alinhamento da Bol d’Or, com Vincent Philippe, Anthony Delhalle e Erwan Nigon a correr pela SERT. Julien Da Costa, Freddy Foray e Sebastien Gimbert continuam a ser os pilotos da Honda Racing.

Gareth Jones, Gwen Giabbani e Matthieu Lagrive são os pilotos da R2CL enquanto Gregory Fastre, Michel Savary e Jimmy Storrar competem pela equipa Motors Events April Moto.

Pneus 

A Dunlop costuma adotar cinco especificações de pneus para que as equipas tenham à sua disposição pneus que cubram a amplitude de temperaturas da pista:

Três especificações para os pneus traseiros: Desenvolvidas especialmente pelo centro de design Dunlop do Japão para o circuito – frio, normal e quente. Duas opções para os pneus dianteiros: frio – normal e normal quente.

Estatísticas da corrida 

Se uma equipa conseguir realizar uma sessão de 60 minutos (volta de saída, corrida e volta de regresso) só precisam de um turno duplo com um conjunto de pneus. Tempos de sessão mais reduzidos exigirão a substituição de pelo menos três pneus. 

Peter Chapman, Coordenador da Corrida EWC da Dunlop afirma: “As equipas locais fazem com que esta corrida seja muito diferente das restantes EWC. Os aspirantes ao título têm pela frente uma prova mais dura porque vão ter que lutar muito mais para conquistar pontos valiosos para o campeonato. As motos locais são fabricadas à medida para este circuito e as equipas realizam testes todas as semana, pelo que vai ser um desafio enorme para os participantes europeus conseguir a vitória. No ano passado a equipa SERT fê-lo muito bem ao conquistar a quarta posição, a melhor posição desde 2008. Se conseguirmos que uma das nossas equipas habituais do EWC termine entre os dez primeiros ficamos muito satisfeitos.”

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s