#Moto2 e #Moto3 : Pilotos da #Dunlop testam o calor e o frio de Silverstone


O circuito de Silverstone, no Reino Unido, é um dos mais compridos no calendário de Moto2 e Moto3, com uma pista de 5.900 metros de extensão, que inclui dez curvas àdireita e oito à esquerda. Este excitante circuito – o preferido de muitos pilotos – compensa o facto da assistência apenas poder ver a passagem das motas 17 vezes em Moto3 e 18 vezes em Moto2 – cerca de 11 voltas a menos do que as realizadas em algumas corridas, em circuitos mais curtos, como é o caso de Le Mans e Jerez.

Dunlop
Dunlop

A distribuição de pneus em Silverstone é efetuada considerando os requisitos de temperatura, mais do que a superfície do circuito. O circuito tem retas onde o arrefecimento do pneu pode constituir um problema, sendo necessário preservar o máximo calor possível para permitir correr com rapidez e em segurança, as curvas seguintes enquanto os pneus recuperam a sua temperatura normal.

Na corrida de Moto2 em Silverstone, no ano passado, os seis melhores pilotos escolheram o composto médio 302 para os pneus dianteiros e o mais rígido, 997, para os pneus traseiros. Ambos os pneus estão disponíveis para esta época com uma opção adicional de pneus dianteiros mais rígidos e uns traseiros mais macios. Os melhores pilotos de Moto3 utilizarão a opção de pneus de composto médio, pelo que será interessante ver se algum não segue esta tendência para tentar obter alguma vantagem.

Distribuição de pneus e códigos de cor:

Moto2:

Pneus dianteiros: 120/75R17, 4 x 302 (Médio – logótipo Dunlop preto em fundo prateado) e 4 x 102 (Rígido – logótipo Dunlop amarelo em fundo preto)

Pneus traseiros 195/75R17, 4 x 997 (Rígido – logótipo Dunlop amarelo em fundo preto) e 5 x 9855 (Médio – logótipo Dunlop preto em fundo prateado)

Moto3:

Pneus dianteiros: 95/75R17, 5 x Médio (logótipo Dunlop preto sobre um fundo prateado) e 3 x Rígidos (logótipo Dunlop amarelo sobre fundo preto)

Pneus traseiros: 115/75R17, 6 x Médio (logótipo Dunlop preto sobre um fundo prateado) e 3 x Macios (logótipo Dunlop preto sobre fundo amarelo)

Os pilotos terão três conjuntos de pneus para piso molhado, sendo permitido um conjunto adicional se for declarada a presença de piso molhado em todas as sessões.

Informações sobre a corrida: uma questão de temperatura

O pneu de composto rígido 997 para a roda traseira foi apresentado na época passada em Brno, tendo sido utilizado por Mika Kallio na sua vitória, estreando-o num circuito com uma temperatura de superfície de 21 °C. O piloto Esteve Rabat alcançou a vitória utilizando o mesmo pneu, este ano no circuito de Losail, com a superfície da pista a registrar 10 graus mais quente. Isto é o que definimos como versatilidade.

Clinton Howe, Diretor de Operações em Grandes Prémios de Motociclismo:

“Na última corrida em Brno, assistimos a uma competição fantástica, em particular a corrida de Moto3 onde os 16 pilotos atravessaram a linha da meta com um máximo de 2 segundos de diferença entre cada um. O piloto Romano Fenati conseguiu estabelecer um novo recorde de volta à pista, na terceira volta e creio que o seu tempo poderia ter sido batido se não tivesse havido um número tão grande de pilotos, comprometidos na luta pelo primeiro lugar. A corrida de Moto2 de Brno foi uma exibição para Tito Rabat que estabeleceu um novo melhor tempo de volta ao circuito e um novo recorde de volta nessa corrida, terminando a mesma, 6,5 segundos mais rápido em comparação com corridas anteriores”.

“Está previsto um tempo mais fresco em Silverstone, pelo que vamos analisar como se vai comportar nestas condições o novo composto 9855 traseiro. Contudo, na realidade este composto já foi testado em Brno, pelo piloto Sandro Cortese, que terminou a corrida em terceiro lugar com temperaturas semelhantes às que ocorreram no Grande Prémio de Inglaterra no ano passado”.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s