#FIAFormulaE : Saibam TUDO sobre a Fórmula E !


No próximo dia 13 de Setembro, o desporto automóvel entrará numa nova era com a primeira corrida FIA de Fórmula E, organizada na China, nas ruas de Pequim. Disputado com monolugares eléctricos de 200 kW (270 cv), este campeonato surge como um suporte de pesquisa e de desenvolvimento para os veículos “zero emissões”.

A Renault, cujo compromisso no desenvolvimento da mobilidade eléctrica é amplamente conhecido, aplicou todos os seus conhecimentos técnicos na concepção do Spark-Renault SRT_01E, que será utilizado pelas dez escuderias participantes na competição. A Renault é também name sponsor da equipa e.dams, criada por Alain Prost e Jean-Paul Driot.

Spark-Renault SRT_01E,
Spark-Renault SRT_01E,

Em 2011, a Federação Internacional do Automóvel manifestou o desejo de ver nascer uma competição de veículos 100% eléctricos. Em sintonia com os desafios colocados à indústria automóvel, este campeonato deveria impor-se como um suporte de pesquisa, ao mesmo tempo que teria de suscitar o interesse do público pela mobilidade sustentável.

Combinando engenharia, tecnologia, desporto, ciência e música, o projecto de Alejandro Agag foi aprovado pela FIA a 27 de agosto de 2012. O promotor do campeonato confiou, então, à Spark Racing Technology a missão de conceber e fabricar os quarenta primeiros monolugares de Fórmula E. Entre os parceiros técnicos que se associaram a esta aventura, a Renault desempenhou um papel central ao tornar-se o arquitecto da cadeia de tracção eléctrica.

UM CALENDÁRIO MUNDIAL E URBANO
Actualmente, a grande maioria dos veículos eléctricos “vive” na cidade. O mesmo acontecerá com a Fórmula E, que terá lugar em dez circuitos urbanos, traçados nas maiores metrópoles do planeta. Com início em Setembro e até Junho do próximo ano, o calendário é complementar ao da F1 e das World Series by Renault.

13/09/2014 Pequim China
22/11/2014 Putrajaya Malásia
13/12/2014 Punta del Este Uruguai
10/01/2015 Buenos Aires Argentina
14/02/2014 Aguarda anúncio oficial
14/03/2015 Miami EUA
04/04/2015 Los Angeles EUA
09/05/2015 Mónaco Principado do Mónaco
30/05/2015 Berlim Alemanha
27/06/2015 Londres Grã-Bretanha

10 EQUIPAS, 20 PILOTOS E 40 MONOLUGARES
O campeonato FIA de Fórmula E está aberto a dez equipas, cada uma delas com dois pilotos. A disputa da temporada inaugural adivinha-se animada, dado que dez dos pilotos já nomeados contam, na sua carreira, com participações na Fórmula 1. Nas provas, cada concorrente terá à sua disposição dois monolugares que poderá utilizar consoante as necessidades. Aliás, o regulamento torna obrigatória uma troca do monolugar durante a corrida.

UM FORMATO INOVADOR
As corridas decorrerão de acordo com um esquema idêntico. A concentração dos acontecimentos num único dia permitirá limitar as perturbações na cidade, e para os seus habitantes, ao mesmo tempo que diminui os custos. As animações assumirão um grande destaque e o baixo ruído dos monolugares será mesmo compatível com a organização de concertos durante as corridas!

Durante a manhã, as duas sessões de treinos livres darão aos concorrentes o tempo necessário para conhecer o traçado do circuito e optimizar as afinações. No início da tarde, as qualificações decorrerão em quatro sessões de dez minutos, com cinco pretendentes à pole position em cada série. A corrida – ou ePrix – terá a duração de uma hora aproximadamente, sendo obrigatório que cada piloto troque de monolugar pelo menos uma vez. Ao contrário dos treinos livres e das qualificações que decorrerão na máxima potência (200 kW – 270 cv), na corrida a potência será limitada a 150 kW (202 cv). Os três pilotos mais populares na opinião dos internautas beneficiarão, além disso, do FanBoost (180 kW durante 5 segundos).

Os pontos serão atribuídos aos dez primeiros de acordo com a habitual tabela FIA (25, 18, 15, 12, 10, 8, 6, 4, 2 e 1 pontos). O ocupante da pole position será recompensado com mais três pontos e o piloto com a melhor volta em corrida arrecadará dois pontos. No final da época, o título de campeão do mundo de Pilotos será calculado deduzindo a classificação menos favorável de cada piloto. Para o campeonato do mundo de construtores serão considerados todos os resultados dos dois monolugares.

SPARK-RENAULT SRT_01E: UM MONOLUGAR CONCEBIDO COM A COMPETÊNCIA DA RENAULT SPORT

Especificamente desenvolvido para o campeonato FIA de Fórmula E, o Spark-Renault SRT01_E concentra o know how dos mais importantes nomes do desporto automóvel. A arquitectura da cadeia de tracção eléctrica, a sua integração, a segurança e a optimização dos seus desempenhos são obra dos engenheiros da Renault Sport.

UMA EVIDÊNCIA PARA A RENAULT
Oficializada a 15 de maio de 2013, a parceria entre Renault, Formula E Holdings e Spark Racing Technologies faz todo o sentido para o construtor líder no domínio dos veículos zero-emissões. Com uma gama de quatro veículos Z.E. em 8 comercialização, a Renault aproveita esta oportunidade para demonstrar a excelência e a fiabilidade das suas soluções técnicas. E o campeonato FIA de Fórmula E constitui igualmente um laboratório técnico por excelência e único.
O PAPEL DE ARQUITECTO
Com um campo de acção que abrange a concepção, o desenvolvimento e a comercialização de automóveis desportivos e de competição, a Renault Sport era um parceiro indispensável para assegurar a gestão do projecto logo desde a fase de estudos.  Com o aparecimento do KERS no campeonato do mundo de F1 em 2009 e, posteriormente, no contexto da introdução das Power Units em 2014, a Renault adquiriu um know-how absolutamente único em matéria de recuperação e restituição de energia. As equipas de Viry-Châtillon dispõem igualmente de meios adaptados de medição, análise e
simulação.

“O desenvolvimento do Spark-Renault SRT_01E foi um verdadeiro trabalho de exploração tecnológica. No domínio da motorização eléctrica de elevado desempenho, os especialistas são ainda muito poucos. Além disso, foi necessário responder a outras problemáticas importantes, como a segurança, o peso ou o custo. A bateria é um bom exemplo desta complexidade: este órgão, aparentemente banal, é na realidade constituído por mais de 4000 peças. A densidade do conjunto é extraordinária, dado que do volume de 300 litros só 2% são ar. Por conseguinte, é  indispensável que este componente, muito sensível, esteja perfeitamente protegido, em caso de acidente. Ao fazer parte do grupo de parceiros fundadores da Fórmula E, a Renault, que contribuiu com a sua competência técnica, retira agora do seu envolvimento benefícios tecnológicos que, um dia, serão integrados nos veículos da gama Z.E.” Christophe Chapelain, Responsável técnico de competição da Renault Sport Technologies

OS MAIS IMPORTANTES NOMES DO DESPORTO AUTOMÓVEL REUNIDOS
O desenvolvimento de um monolugar totalmente novo constitui um enorme desafio tecnológico. Por isso, a Formula-e Holdings e a Spark Racing Technologies associaram os mais importantes nomes do desporto automóvel neste projecto:
– Spark Racing Technology – A empresa criada por Frédéric Vasseur tomou sob a sua responsabilidade a concepção mecânica (os trens rolantes, a aerodinâmica) e a montagem dos 40 monolugares.
– Dallara – A firma italiana forneceu o chassis em carbono e a estrutura em ninho de abelha que respeita as normas de segurança FIA F1 2014.
– Renault Sport – Arquitecto da cadeia de tracção eléctrica, o construtor foi também responsável pela integração dos sistemas, pela sua segurança e pela optimização do seu desempenho.
– McLaren Electronic Systems – Associado a uma caixa de velocidades sequencial Hewland, o motopropulsor inversor é derivado do supercarro P1
– Williams Advanced Engineering – A filial de engenharia do Grupo Williams concebeu e fabricou as baterias, bem como o respectivo sistema electrónico de gestão.
– Michelin – O fabricante desenvolveu pneus esculpidos de 18″ que podem ser usados tanto em pista seca como húmida.

A SEGURANÇA COMO PRIORIDADE
Ao integrar-se no meio urbano, a Fórmula E tem de ser extremamente exigente em matéria de segurança. Por exemplo, o design da carroçaria foi pensado para evitar que os veículos se elevem da pista caso as rodas dos monolugares se toquem.
Os especialistas da Renault em segurança rodoviária contribuíram com os seus conhecimentos em caso de situações extremas, como seja a imersão ou o incêndio de uma bateria. Estas informações muito específicas permitiram adaptar a formação dos funcionários e comissários de pista para esta nova modalidade de desporto automóvel.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s