#Moto3 – #AragonGp – crónica by Aires Pereira


 

#Fenati , #Marquez e #Kent
#Fenati , #Marquez e #Kent

 

English

One of the most dramatic races of recent years and definitely the most dramatic of the season with numerous falls led Romano Fenati to victory after a titanic struggle with Alex Marquez and the fall of the championship leader Jack Miller. Miguel Oliveira 20º on the grid, finished 7th benefiting from the falls ahead.

 

Uma das corridas mais dramáticas dos últimos anos e definitivamente a mais dramática da época com inúmeras quedas levou Romano Fenati à vitória depois de uma luta titânica com Alex Marquez e da queda do então líder do campeonato, Jack Miller. Miguel Oliveira 20º na grelha, acabou em 7º beneficiando das quedas à sua frente.

 

Os homens da frente entraram em Aragon para discutirem a vitória. Miller, Marquez e Rins acabaram por conseguir os melhores tempos com intromissão de Danny Kent e Juanfran Guevara. E estes dois acabaram mesmo por conseguir o 2º e 3º lugar na grelha logo atrás do homem da pole position, Alex Rins. Miguel Oliveira que fez uns excelentes tempos em todas as sessões de treinos acabou por não conseguir melhor que o 20º tempo na qualificação, adivinhando-se uma corrida muito difícil para o piloto luso.

No dia da corrida o tempo pregou partidas e uma enorme bátega de água assolou o circuito atrasando todos os warm-up e encharcando a pista. Sem vento para secar a pista e com nevoeiro os pilotos partiram com a pista bastante molhada mas já com trajectórias a secar. Apesar de declarada corrida molhada, todos os pilotos saíram com slicks à excepção de Niklas Ajo que acabou por vir trocar passadas duas voltas. A primeira curva após a partida viu Kent a liderar o pelotão que se estendia pela pista derivado às condições. Desde o início até ao fim a principal história da corrida foram as quedas. Contudo a mais importante aconteceria logo nas primeiras voltas. A disputar a liderança Marquez e Miller entram em disputa no fim da recta interior com Marquez a conseguir travar mais tarde e a entrar mais cedo na curva, mas fora da trajectória seca. Miller apercebe-se e tenta fazer a curva por fora no seco, mas a Honda de Marquez não aguentou a trajectória e alargou para onde estava Miller que com o contacto sofreu um aparatoso acidente. Este incidente foi marcado pela direcção da corrida que chamou ambos os pilotos após a corrida de MotoGP. Com isto ficavam quatro pilotos na frente, Marquez, Rins McPhee e Kent. Entretanto lá para trás as quedas sucediam-se de tal modo que Miguel subiria de20º para 7º mesmo com uma saída de pista. Os erros continuavam e foi Rins o primeiro a ceder na batalha pela vitória seguindo-se McPhee, mas entretanto chegava Fenati para disputar a liderança pelo que as últimas voltas foram espectaculares com Fenati e Marquez a digladiarem-se pelo primeiro lugar e Kent a assistir logo atrás. Fenati acabaria por levar a melhor e ganhar a prova com Marquez logo atrás e Kent a fechar o pódio. Com esta vitória Marquez subiu ao primeiro lugar do campeonato do mundo com 11 pontos de vantagem para Miller e Fenati sobe ao quarto lugar. Miguel Oliveira desceu à 10ª posição com os mesmos pontos de Danny Kent na 9ª.

 

1º Alex Marquez – Honda (206 pts), 2º Jack Miller – KTM (195 pts); 3º Alex Rins – Honda (188 pts)…10º Miguel Oliveira – Mahindra (93 pts)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s