#MotoGp , #AustralianGP , #PhilipIsland : crónica by Aires Pereira


 

Valentino Rossi
Valentino Rossi

Inglês

One more dramatic race where Valentino Rossi applied all of the knowledge of an extensive career to win. With the withdrawal of both Honda and Lorenzo struggling with problems to bend to the left, the multi world champion calmly took his Yamaha to the finish line on his 250th appearance in GP´s.

 

Mais uma corrida dramática onde Valentino Rossi soube aplicar toda a mestria de uma extensa carreira para ganhar. Com a desistência de ambas as Honda e com Lorenzo a contas com problemas a curvar para a esquerda, o pluri campeão do mundo levou calmamente a sua Yamaha até à linha de chegada na sua 250ª aparição em grande prémios.

 

Com o campeonato entregue a Marquez esperava-se uma luta titânica pela segunda posição com Rossi, Pedrosa e Lorenzo separados por três pontos. Esperava-se bastante de Jorge Lorenzo coma sua subida de forma nesta ponta final do campeonato e o campeão espanhol mostrou que estava ali para superar as expectativas. As sessões de treinos livres foram inteiramente de Lorenzo com Marquez a secundar o compatriota nos tempos. Mas chegados à qualificação Marquez voltou a mostrar porque é que é o campeão em antecipação arrebatando o melhor tempo e consequentemente a pole position. As Yamaha foram aliás bastante penalizadas com Lorenzo a não conseguir melhor que o 3º tempo e Rossi a quedar-se pela 8ª posição. Logo ao lado de Marquez ficaria um surpreendente Crutchlow que está afazer um excelente final de campeonato não obstante ir largar a Ducati em 2015.

A corrida em si foi extremamente dramática com a escolha de pneus a ser o centro de atenções e com Lorenzo muitíssimo crítico em relação à Bridgestone, única fornecedora de pneus para a MotoGP. Foi uma conferência de imprensa arrasadora para a marca de pneus.

Mas o começo da corrida até foi favorável a Lorenzo que iniciaria a corrida à frente na primeira curva, sendo imediatamente ultrapassado na segunda curva por Marquez que não tinha nada a perder e podia correr despreocupado. Rossi na 8ª posição teve que lutar muito para conseguir afastar os pilotos à frente dele até chegar à traseira de Lorenzo. Mas foi mais fácil do que parecia porque Lorenzo já não conseguiu seguir Marquez derivado ao início do problema dos pneus da Yamaha. Rossi aproveitou e numa dessas curvas para a esquerda em que Lorenzo alargou aproveitou para subir à segunda posição. Ainda houve alguma oposição por parte de Lorenzo mas acabou por semostrar infrutífera. Começava então o desfile de desistências. Logo depois de Karel Abraham se despistar sozinho Iannone bate na traseira de Pedrosa despistando-se com alguma violência e deixando a Honda do pequeno espanhol danificada o suficiente para o impedir de continuar. Depois da saída de Brok Parkes por despiste é a vez de Marquez perder a frente da moto e acabar na relva quando trazia já 4 segundos de diferença para a segunda posição de Rossi. Seguidamente Bradl abalroa com extrema violência a traseira de Aleix Espargaro despistando-se e colocando a moto do mano Espargaro inoperacional. Por sua vez o irmão Pol não quis ficar atrás e quase no fim, quando seguia atrás de Lorenzo também acaba na gravilha com um acidente idêntico ao de Marquez. Acidente e local esse que iria fazer ainda mais uma vitima, de seu nome Cal Crutchlow, quando este seguia na segunda posição. Com isto todos os pilotos que acabaram a prova pontuaram com Rossi á cabeça, Lorenzo numa afortunada segunda posição e Bradley Smith a fechar o pódio pela primeira vez na sua carreira em MotoGP. Afinal esta prova acabou por separar as águas em relação ao segundo lugar no campeonato com Rossi agora com 8 pontos de vantagem para Lorenzo e Pedrosa praticamente arredado do vice-campeonato.

 

1º Marc Marquez – Honda (312 pts), 2º Valentino Rossi – Yamaha (255 pts), 3º – Jorge Lorenzo – Yamaha (247 pts)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s