Cinco pilotos de Moto2 e Moto3 vão a Sepang de olho no título


Este ano a corrida de Sepang é a penúltima do Campeonato do Mundo de Moto GP da FIM e os cinco pilotos que estão na corrida para os títulos de Moto2 e Moto3 sabem que a corrida da Malásia é  tão importante como a final no próximo mês.

Dunlop
Dunlop

Maverick Viñales alcançou a sua terceira vitória este ano ao vencer a ronda de Moto2 na Austrália no último fim-de-semana. Ainda assim, a pontuação máxima que obteve não o manteve na luta pelo título de vencedor da temporada, já que Rabat e Kallio conseguiram pontos suficientes de forma a assegurarem que são os únicos potenciais campeões. Em Moto3, apenas 41 pontos separam Alex Marquez, Jack Miller e Alex Rins, sendo que ainda estão 50 pontos em disputa. Miller venceu a corrida na Austrália e sagrou-se o piloto que mais corridas venceu em 2014, mas precisa de ultrapassar os 20 pontos de vantagem que Márquez leva.

O circuito de Sepang tem 5,5 km de comprimento, duas retas longas, dez curvas à direita e cinco curvas à esquerda. O Grande Prémio da Malásia é conhecido pelo seu clima: por norma chove todos os dias e regista-se um elevado nível de humidade, fazendo com que o circuito esteja sempre escorregadio. Em 2013 foram estabelecidos novos recordes em ambas as categorias e com os líderes deste ano na luta pelo título, é provável que com as especificações de pneus de 2014, se estabeleçam novos recordes no Grande Prémio.

No último fim-de-semana, no circuito de Phillip Island, os seis pilotos que conquistaram as primeiras posições na categoria Moto3 elegeram pneus de composto médio. O pneu de especificação média já deu provas em várias ocasiões, tornando-se um dos favoritos junto dos pilotos. Márquez estabeleceu um novo recorde do circuito durante as qualificações e Miller, para além de conquistar a vitória em frente ao seu público, conseguiu um novo recorde de volta. Todos os pilotos de Moto2 escolheram o composto médio para o pneu dianteiro e o composto mais macio dos dois compostos rígidos especiais concebidos para a ocasião, sendo que Rabat estabeleceu um novo recorde durante as qualificações.

Escolha de pneus e códigos de cores:

Moto2:

Dianteiros: 120/75R17, 3 x 123 (rígido – logótipo Dunlop amarelo em fundo preto) – 5 x 302 (médio – logótipo Dunlop preto em fundo prateado)

Traseiros: 195/75R17, 5 x 9854 (macio – logótipo Dunlop preto em fundo prateado) – 195/75R17 4 x 9855 (médio – logótipo Dunlop preto em fundo amarelo)

Moto3:

Dianteiros: 95/75R17, 5 x Médio (logótipo Dunlop preto em fundo prateado) e 3 x H2 Rígido (logótipo Dunlop amarelo em fundo preto)

Traseiros: 115/75R17, 6 x Médio (logótipo Dunlop preto em fundo prateado) e 3 x Rígido (logótipo Dunlop amarelo em fundo preto)

Os pilotos vão ter três conjuntos de pneus para piso molhado, e um conjunto adicional se todas as sessões forem em piso molhado. 

Estatísticas da corrida: Muitos vencedores

As competições de Moto2 e Moto3, categorias cujo fornecedor oficial é a Dunlop, são um fator importante para a conceção dos pneus, de forma a que a emoção nas várias corridas e entre diferentes pilotos esteja assegurada. Das 15 rondas já disputadas houve seis vencedores diferentes em cada uma das categorias. 12 pilotos diferentes subiram ao pódio de Moto2 e 11 pilotos subiram ao pódio de Moto3. 

Clinton Howe, Diretor de Operações em Grandes Prémios de Motociclismo: 

“Aqui o clima pode mudar tudo e mesmo que a chuva não afecte as sessões, pode alterar a aderência à pista se chover fortemente durante a noite. Temos muita experiência neste circuito nestas condições e ajudaremos os pilotos a alcançarem a maior aderência possível.

“O mais emocionante é que esta corrida pode ser a mais importante do ano. Neste momento, temos pelo menos dois candidatos para cada categoria mas se algum deles não pontua pode facilmente afastá-los da corrida pelo título.”

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s