#Moto2 #MalysianGp #Sepang . Crónica by Aires Pereira


Viñales, Rabat e Kallio
Viñales, Rabat e Kallio

Inglês
Rabat finally consummated his victory in the Moto2 championship in 2014. The Spaniard secured the points gap needed to raise the scepter in Sepang. And he did it with his characteristic calm and not needing to win and instead adjusting to the required performance. Congratulations to the persistence Esteve Rabat since 2013 had been one of the pretenders to the trophy.

Finalmente Rabat consumou a sua vitória no campeonato de Moto2 em 2014. O espanhol conseguiu a diferença pontual necessária para arrecadar o ceptro em Sepang. E fê-lo com a sua característica calma e mestria não necessitando de ganhar e pelo contrário ajustando a performance ao necessário. Parabéns a Esteve Rabat pela persistência, pois em 2013 já tinha sido um dos pretendentes ao troféu.

Esteve Rabat, Maverick Viñales e Mika Kallio dominaram os treinos livres. Ambos os espanhóis e o finlandês estiveram muito fortes nas sessões de treinos distribuindo particamente só entre si os melhores tempos de cada sessão. E foi praticamente esta a composição da primeira fila com Rabat na Pole Position, Kallio na segunda posição e Viñales arredado para o 4º posto por Cortese que chamou a si o último lugar da 1ª fila.
Mais uma vez a partida e a primeira curva estiveram a cargo das motos da Marc VDS Racing Team com ambos a curvarem à frente do pelotão. Viñales logo atrás assegurava uma corrida com emoção até ao fim. E de facto a emoção durou quase toda a corrida pois Kallio rapidamente ultrapassou um Rabat mais preocupado em acumular os pontos necessários para ser anunciado campeão em antecipação, e dai partiu para tentar a distanciação necessária para fazer uma ponta final descansado. Mas Viñales não estava pelos ajustes e logo que Kallio passa Rabat Viñales retribui com igual movimento impedindo assim que Kallio fugisse. Isso foi crucial para o desfecho da corrida porque Kallio não aguentou a pressão do campeão do mundo de Moto3 em 2013 e cedeu passagem acabando por terminar na segunda posição. Viñales iria vencer a sua 3ª corrida nas 4 últimas provando a sua extraordinária ponta final, não só na corrida mas também no campeonato. Esta característica de utilizar com mestria a ponta final torna este piloto muito perigoso, pois quando julgamos que ele está no chão, eis que ele se levanta fresco, qual Fénix renascida das cinzas…! Rabat viria a terminar na 3ª posição, mais do que suficiente para as suas aspirações. Mas o campeonato ainda não acabou porque com esta sucessão de vitórias de Viñales o segundo posto de Kallio está ameaçado. Bastará que Viñales ganhe e Kallio fique na 6ª posição ou abaixo disso pois em igualdade pontual o espanhol tem mais vitórias. Realmente que ponta final de Viñales!

1º Esteve Rabat – Kalex (326 pts), 2º Mika Kallio – Kalex (289 pts), 3º Maverick Viñales – Kalex (274 pts)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s