#WTCC #Citroen #Macau2014


Após um desvio até ao Japão, o FIA WTCC regressa à China para a derradeira prova da temporada. Desde 1954 que o Grande Prémio de Macau se tem imposto como um dos encontros míticos no panorama do desporto automóvel mundial. Para além da corrida de F3, categoria que contribuiu para realçar o valor de pilotos como Ayrton Senna ou Michael Schumacher, as atenções recaem no FIA WTCC, campeonato que continua a evoluir depois de ter renascido em 2005. FIA WORLD TOURING CAR CHAMPIONSHIP 2014 - SPA FRANCORCHAMPS

O CIRCUITO DE TODOS OS SUPERLATIVOS

De 2008 a 2013, Yvan Muller impôs-se por seis vezes nas ruas de Macau. No ano passado, conseguiu a façanha de ganhar as duas corridas, no final de um dia completamente de loucos. «É um circuito que me sorri frequentemente, mas também já ali tive grandes decepções, como em 2007, quando perdi o título depois de abandonar por avaria na última volta,» relembra o quádruplo Campeão do Mundo. «É um lugar sem igual, que acumula vários superlativos. Em poucos quilómetros deparamo-nos com a curva mais rápida da temporada para, logo a seguir, surgir o gancho mais lento de todos. Penso que atingiremos nesta pista a maior velocidade máxima do ano,» explica Muller. «Ao volante, Macau requer mais empenho do que qualquer outra pista. Ao contrário da maioria dos circuitos urbanos, ali é realmente possível ultrapassar. A chave é a curva do Mandarim Oriental, que tem de ser feita a fundo para se tirar partido da aspiração antes da travagem do Hotel Lisboa. É apertado e não há lugar a qualquer erro. Macau é, também, um dos circuitos mais perigosos…»

Entre o fascínio e o respeito pelos 6.120 metros de perímetro do Circuito da Guia, Muller também aprecia a atmosfera que envolve a cidade: «Macau é a capital asiática do jogo, fazendo Las Vegas parecer minúscula ao seu lado! Quando a noite cai, milhares de luzes iluminam a cidade e isso contribui para essa sensação de deslumbre. Correr nestas condições é sempre um momento único.»

SÉBASTIEN LOEB APONTA À VITÓRIA

Tal como acontece com os seus companheiros de equipa e adversários, Sébastien Loeb corre para vencer. Tendo já subido ao lugar mais alto do pódio por duas vezes na presente temporada, o mais laureado entre todos os pilotos de ralis procurará fechar 2014 com um bom resultado.
«Disputei uma corrida em Macau no ano passado para me preparar para este ano,»
relembra. «Trata-se de um traçado divertido. Tem uma secção muito rápida junto ao mar e, em seguida, um encadeamento sinuoso e com vários desníveis, com algumas sequências complicadas, cruzamentos e o famoso gancho Melco. É sempre difícil fazer comparações entre os ralis e os circuitos, mas este é, sem dúvida, o que mais se aproxima da minha experiência do passado! Mais do que nunca, as qualificações serão essenciais para a vitória, sendo que estou muito
motivado para terminar esta primeira temporada do FIA WTCC com um bom resultado.»

Note-se que Yvan Muller e Sébastien Loeb iniciam esta última prova do campeonato com 30 pontos de diferença entre si. O título de Vice-Campeão do Mundo irá, assim, discutir-se entre os dois pilotos da Alsácia!

PECHITO NAS NUVENS

Na liderança do campeonato desde a primeira sessão de qualificação, José María López nunca baixou os braços ao longo da temporada. Ao acumular seis pole-positions e nove vitórias, o argentino assegurou o título em Suzuka. Desde aí que paira na sua pequena nuvem: «Acordo todas as manhãs com um grande sorriso. Gosto realmente destes momentos ao tentar responder a todas as mensagens de felicitações e pedidos de imprensa. Na Argentina, gerou-se uma enorme onda, vinculada à expectativa que existia desde o último título de Juan Manuel Fangio. Muitas pessoas ficaram sensibilizadas quando viram os elementos da Citroën Racing a vestir as cores do meu país. Eu próprio fiquei muito comovido no final da corrida, vendo todos eles com a camisola azul e branca!»

Apesar da sua ignorância para com Macau, Pechito tem como ambição alcançar um resultado à altura da sua posição: «No início da temporada, a equipa era como eu. Para a nossa estreia nesta disciplina, não podíamos ter um objectivo específico, mas tudo correu maravilhosamente bem e as nossas muitas vitórias representaram os dois títulos. Chego em Macau relaxado, mas conheço-me bem. Uma vez ao volante do meu Citroën C-Elysée WTCC, quero estar a 100% e dar o meu melhor.»

Pechito pode ainda bater o recorde de pontos marcados numa única temporada, actualmente de 433 alcançados por Yvan Muller em 2011, e registar o maior número de 1ºs lugares num ano, lugar que divide com este seu colega de equipa, tendo Muller garantido 9 vitórias em 2012. Presente em Moscovo, SPA, Pequim e Shanghai, Ma Qing Hua completará em Macau o seu programa de cinco corridas. Vencedor na Rússia e presente no pódio na China, o piloto do C-Elysée WTCC nº 33 pretende, também, fechar o ano em beleza: «Estou ansioso em participar deste grande evento na Ásia e orgulhoso por terminar o campeonato com a equipa Citroën Racing. É sempre difícil saber o que esperar de um circuito como este, mas espero recuperar o meu nível de performance que exibi em Xangai.»
O PROGRAMA**
Esta derradeira prova da temporada terá início na 5ª Feira (dia 13) com uma primeira meia hora de treinos livres a partir das 07h15, seguindo-se uma outra a seguir ao almoço, pelas 13h55. Na 6ª Feira haverá uma terceira  sessão às 09h25, de preparação para as Qualificações, agendadas para as 15h10. Depois de uma pausa no Sábado no programa do FIA WTCC, as duas corridas disputar-se-ão no Domingo, às 11h15 e 12h30. Em Portugal serão ainda 03h15 e 04h30 da madrugada, já que Macau está no fuso horário GMT+8.
* Sob reserva da publicação oficial dos resultados por parte da FIA
** Horas locais, mais 8 horas do que em Portugal

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s