#Moto3 : #GpComunidadValenciana : Crónica by Aires Pereira


Campeão Alex Marquez
Campeão Alex Marquez

 

Inglês

Marquez wins the Moto3 championship (the same year as the older brother wins MotoGP) and won with an extremely intelligent race, leaving Miller to do all the heavy work and managing the distance, with a few scares, but always responding well to adversity.

 

Marquez acabou por ganhar o campeonato de Moto3 (no mesmo ano em que o irmão mais velho ganha MotoGP) e ganhou com uma corrida extremamente inteligente, deixando que Miller fizesse todo o trabalho pesado e limitando-se a gerir a distância, não se livrando de alguns sustos, mas reagindo sempre bem às adversidades.

 

Moto3 era a única categoria que vinha para Valência com o título por definir. Marquez e Miller tinham 11 pontos a separa-los e precisavam de uma boa qualificação para poderem ir atrás dos seus propósitos. E Miller fez realmente o que dele se esperava, realizando sempre bons tempos e indo atrás da pole position. Já Marquez deixava a iniciativa para o australiano e aplicou todo o seu esforço na qualificação obtendo o terceiro melhor tempo, deixando na grelha ao lado de Miller. A surpresa vinha de Antonelli que andou o fim-de-semana todo com grande ritmo e que viria a roubar o protagonismo aos dois candidatos, arrancando a pole position. Quanto a Miguel, no seu adeus á Mahindra teve uma prestação algo fraca acabando a qualificação com o 17º tempo da grelha.

A história da corrida foi uma soberba gestão de esforço que Marquez executou com muita habilidade. Enquanto Miller se precipitava na frente do pelotão com uma agressividade extrema, Marquez deixava-se rolar confortavelmente entre o 4º e o 3º lugar seguro que no final conseguiria dar o safanão necessário para obter a classificação desejada. Mas Miller tinha, para além de se preocupar consigo, preocupar-se com a classificação de Marquez. E para tal, para além de andar na frente interessava-lhe abrandar o pelotão para conseguir gerar a confusão onde Marquez estava. E de facto por duas vezes conseguiu que Marquez fosse engolido pelo pelotão da frente tendo inclusivamente, numa dessas vezes sido engolido também. Mas com extrema agressividade do australiano rapidamente repunha a sua posição de liderança, enquanto Marquez, com mais a perder subia mais devagar. Para o fim Rins acabou por dar uma ajuda ao companheiro e Miller teve alguma dificuldade em ir buscar um Viñales que se mostrou muito rápido. Com isto Marquez conseguiu gerir a sua posição com mais liberdade e assim obter o 3º lugar, suficiente para conquistar o campeonato do mundo de Moto3. Quanto a Miguel Oliveira fez uma corrida discreta mas consegui nas últimas voltas alma para terminar num fabuloso 8º posto conseguindo assim subir ao 10º lugar no campeonato e voltar a ser o melhor entre as Mahindra.

 

1º Alex Marquez – Honda (278 pts), 2º Jack Miller – KTM (276 pts); 3º Alex Rins – Honda (237 pts)…10º Miguel Oliveira – Mahindra (110 pts)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s