Objectivo declarado: o pódio estava ainda por conquistar de manhã, quando o DS 3 WRC de Mads Østberg e Jonas Andersson deixou o parque de assistência de León. Segundo à geral, o piloto da Citroën Total Abu Dhabi World Rally Team tinha que defender a sua posição face ao seu compatriota Andreas Mikkelsen, que estava a apenas 4,5 segundos.
Com uma diferença tão curta, o percurso desta última etapa prometia um grande espectáculo. Pouco depois das 10h00, as duas equipas lançaram-se para os 55,82 quilómetros de Guanajuatito. Para ajudar à tensão, esta era a primeira vez que este monumento do Campeonato do Mundo era disputado sem a ajuda dos tempos intermédios.
Saindo três minutos após o seu rival, Østberg rolou num ritmo elevado. Ao volante do DS 3 WRC, ele acabaria por bater o recorde da especial com 35m26,5s, melhorando mesmo a sua própria performance do ano anterior.
Em Derramadero, Østberg continuou a melhorar a sua classificação, ao ser outra vez mais rápido que Mikkelsen, antes de garantir este 2º lugar no final da Power Stage.
No 18º lugar após ter regressado à prova em Rali 2, Kris Meeke não tinha outras ambições que não fossem terminar o rali, por causa do campeonato de Construtores. O britânico acabou por marcar quatro pontos suplementares para o Citroën Total Abu Dhabi World Rally Team.
Mads Østberg: « Estou feliz por ter mostrado que sou capaz de manter um ritmo muito elevado durante todo o rali. Este 2º lugar é um resultado excelente para a estreia em terra do nosso DS 3 WRC evolução 2015. Vai dar-nos confiança para o resto da temporada. É preciso continuar a trabalhar nesta base para progredir ainda mais.»
Kris Meeke: «Tenho o hábito de trabalhar muito entre as provas. Provavelmente vou ter de dar um passo atrás antes de partir para a Argentina. Vou fazer um reset para reiniciar a minha temporada!»
Marek Nawarecki (Director Adjunto da Citroën Racing): « O rali terminou com uma nota muito positiva. Ficou uma vez mais provada a competitividade do carro, tal como a constância do Mads, que conseguiu evitar todas as armadilhas do percurso mexicano. Sofremos uma decepção com o Kris, pois ele cometeu um erro logo no início da prova. O balanço das performances é, apesar de tudo, bom, mesmo se gostaríamos de ter marcado mais pontos. É, para além disso, um bom augúrio para a continuidade da temporada!»
CLASSIFICAÇÃO FINAL (provisória)
- Sébastien Ogier / Julien Ingrassia (Volkswagen Polo R WRC) 4:19:13.4
- Mads Østberg / Jonas Andersson (DS 3 WRC) +1:18.8
- Andreas Mikkelsen / Ola Floene (Volkswagen Polo R WRC) +1:25.1
- Elfyn Evans / Daniel Barritt (Ford Fiesta RS WRC) +3:40.2
- Dani Sordo / Marc Marti (Hyundai i20 WRC) +5:01.8
- Martin Prokop / Jan Tomanek (Ford Fiesta RS WRC) +6:36.1
- Nasser Al-Attiyah / Matthieu Baumel (Ford Fiesta RRC) +14:52.7
- Thierry Neuville / Nicolas Gilsoul (Hyundai i20 WRC) +22:43.3
- Nicolas Fuchs / Fernando Musano (Ford Fiesta R5) +22:49.0
- Jari Ketomaa / Kaj Lindtröm (Ford Fiesta R5) +23:10.2
- Kris Meeke / Paul Nagle (DS 3 WRC) +51:50.3…