Visita ao circuito de #LeMans da #Dunlop em papel


Embora mais de 250 mil pessoas tenham a sorte de visitar o circuito de Le Mans na corrida das 24 Horas e de poder ver a base de Dunlop em Le Mans, a verdade é que a maioria assiste a partir de casa. Para os que não de podem deslocar pessoalmente aqui fica uma breve visita pelas instalações da Dunlop, um ponto principal para manter os automóveis Dunlop equipados no circuito de Le Mans. São 15 os automóveis Dunlop na classe LMP2.

Dunlop
Dunlop

A Dunlop fornece também pneus para um dos participantes da categoria das LM GTE Am; JMW Motorsport parceiro de longa data que compete com um Ferrari 458 Italia.

Quando se pensa nas maiores equipas em termos de pessoas e equipamento, pensamos nas equipas de trabalho de LMP1 como a Audi, Toyota ou Porsche, mas a Dunlop provavelmente tem uma das maiores presenças nas boxes para fornecer o seu reconhecido serviço de apoio ao cliente a cada uma das 18 equipas.

Instalações da Dunlop no circuito de Le Mans em números:

  • 15 camiões
  • 4500 pneus
  • 42 colaboradores – mecânicos, engenheiros, suporte técnico, analistas de dados e pessoal de suporte
  • 54 horas – uma corrida de 24 Horas que se realiza de quinta-feira a sábado à noite com serviço da Dunlop activo durante 54 horas.

LMP2 é uma das categorias mais importantes de Le Mans com 19 participações. 15 equipas das que competem na categoria LMP2 optaram por competir com pneus da Dunlop. Nesta categoria competem automóveis de corrida desenvolvidos expressamente para a competição e melhorados continuamente na procura de vantagens competitivas. Os pneus da Dunlop também ajudaram a alcançar melhorias nas prestações com pneus que não só fornecem melhor aderência e desempenho como ajudam a reduzir os tempos das voltas e tempos mais duradouros. Atualmente, os pneus duram 50% mais do que há dez anos e dez vezes mais dos que os de Fórmula 1. Os pneus Dunlop para LMP2 são agora capazes de realizar voltas quádruplas. Isso significa que as equipas poupam tempo nas boxes por não terem substituir pneus tantas vezes. Como o vencedor é frequentemente quem perde menos tempo na volta da pit stop, este fator torna-se muito importante. Assim, a Jota Sport conseguiu vencer em 2014 utilizando pneus de quádrupla duração, como parte de estratégia de grupo.

Na altura de colocar pneus no Centro Dunlop, são precisos cerca de 10 minutos para preparar um pneu de corrida – isso inclui a instalação no aro, enchimento e equilíbrio – tal como para um automóvel de estrada. A Dunlop opera durante toda a corrida pelo que quando os pneus de um automóvel são substituídos, os mecânicos trazem as rodas com os pneus usados com o pedido de um novo conjunto que será instalado no automóvel durante a corrida.

A Dunlop possuiu cinco especificações de pneus para a corrida das 24 Horas. Três pneus lisos diferentes para utilização em piso seco – macio, médio e médio plus. O pneu macio provável será para qualificação e tempo mais frio. Se a temperatura estiver alta o composto médio plus é a escolha melhor e o composto médio destina-se para as condições intermédias. Se chover existem duas opções: o pneu para chuva intensa quando há água parada e poças de água e o intermédio para  uso em piso húmido mas a secar.

O trabalho da Dunlop não termina quando o pneu é instalado – os engenheiros na pista da pit box medem as temperaturas dos pneus quando os automóveis saem e entram. As pressões e temperaturas dos pneus são essenciais e o seu controlo marca diferença no desempenho do automóvel. A temperatura ideal para o desempenho do pneu de corrida é de 100°C pelo que se pode ver automóveis aos ziguezagues atrás do carro de segurança ou na volta de aquecimento. Os automóveis também estão equipados com sensores de pressão que enviam informação às equipas de engenheiros nas boxes de forma a avisar os pilotos por rádio quando o pneu está demasiado frio para proporcionar uma melhor aderência ou avisar antecipadamente de algum problema como um furo.

Jean-Felix Bazelin, Director de Operações de Automobilismo:

“Fornecer o melhor serviço aos nossos clientes é muito importante para nós. Ter o melhor produto é um grande começo, no entanto as nossas equipas sabem que iremos trabalhar juntos para obter o melhor resultado possível dos seus automóveis e pilotos. Para tal, é importante termos uma equipa forte – desde os mecânicos que instalam cada pneu aos engenheiros que estão com as equipas ao longo da corrida das 24 Horas ajudando a tomar decisões importantes nas boxes e estabelecer a estratégia de pneus assim como todo o pessoal de suporte necessário para trabalhar bem e de forma eficaz.”

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