#Ralicross: Vitória e duplo pódio para o #Team #Peugeot #Hansen na #Alemanha


Perante uma concorrência de alto nível, os PEUGEOT 208 WRX realizaram um fim-de-semana formidável em Estering. Vencedor de três mangas de qualificação em quatro, Davy Jeanney impôs-se na meia-final e depois na final, tornando-se assim o primeiro piloto francês a ganhar uma prova do Campeonato do Mundo FIA de Ralicross. Timmy Hansen completou o sucesso com um soberbo terceiro lugar!

Timmy Hansen
Timmy Hansen

Para os suecos, o solstício de Verão é um momento muito especial do ano, celebrado com a famosa festa do Midsummer. Este que é o dia mais longo do ano e vem compensar meses de espera, passados à sombra de um sol discreto. Apoiando-se nas conclusões retiradas da sessão de testes que teve lugar na Suécia há três semanas, a equipa mostrou-se sempre muito performante ao longo de todo o fim-de-semana.

Ao volante de um PEUGEOT 208 WRX respondendo perfeitamente às suas expectativas, Davy Jeanney realizou um início de fim-de-semana perfeito, tornando-se o único piloto a vencer três mangas de qualificação seguidas este ano. E apenas um ligeiro toque na quarta lhe tirou a possibilidade de assinar o “score” ideal. Esta desventura não o impediu, contudo, de terminar em 1º no cômputo das mangas qualificativas, oferecendo-lhe assim a “pole” para a primeira meia-final. Aí encontrou-se com o seu colega de equipa, Timmy Hansen, que também conseguiu qualificar-se, apesar de problemas técnicos que obrigaram à mudança do motor, durante a noite de sábado para domingo.

Os dois pilotos da PEUGEOT souberam explorar na perfeição os 550 cv dos seus 208 WRX para se qualificarem para a final, uma proeza para Timmy Hansen, que largava de quinto lugar, sabendo que apenas os três primeiros tinham assegurada a passagem. Na final, Davy ocupou a “pole”, enquanto Timmy largou de novo do quinto lugar. Autores de excelentes largadas e beneficiando de uma boa estratégia de corrida, os dois pilotos da PEUGEOT tomaram conta do “poder” ao longo desta final tão disputada. Davy dominou a corrida do princípio ao fim, controlando o Campeão em título, Petter Solberg, para assinar finalmente a primeira vitória de um piloto francês no Campeonato do Mundo FIA de Ralicross. Timmy conseguiu subir até a um soberbo terceiro lugar, que acabou por recompensar um fim-de-semana algo frustrante.

Foi a primeira vez esta temporada que uma equipa conseguiu colocar dois dos seus carros nos lugares do pódio. Esta demonstração muito convincente permitiu ao Team PEUGEOT Hansen de se reposicionar na classificação por «Equipas», reduzindo para somente 11 pontos a diferença para o líder (Ford OMSE). A duas semanas da prova de Holjes, disputada perto da base operacional do Team PEUGEOT Hansen, é tanto mais encorajadora quanto o Verão apenas agora começou. Palavra de sueco!

Kenneth Hansen, Director de Equipa

«Desde o início do fim-de-semana, o Davy foi muito bom e muito constante. Pudemos ver isso pela sua maneira de pilotar: contornava os “rails” com toda a facilidade, o que demonstra a sua total confiança. Estou muito feliz por ele ter conquistado este sucesso, pois, sinceramente, merece-o. No que diz respeito ao Timmy, ele teve alguns problemas técnicos ontem [sábado] e infelizmente teve que se bater esta manhã [domingo] com uma pista húmida. Apesar disso, conseguiu qualificar-se para a final. Subir ao pódio num tal contexto foi também muito impressionante. Pudemos constatar que somos muito rápidos e isso permitiu-nos retomar contacto com o Campeonato de «Equipas». Foi uma importante etapa.»

Davy Jeanney, PEUGEOT 208 WRX nº 17, Vencedor

«Esta vitória é verdadeiramente fantástica, pois é a primeira vez que ganho em cinco anos de carreira internacional. Para a minha primeira temporada completa no Campeonato do Mundo, impor-me na quinta prova é uma felicidade completa. Trabalhámos, fizemos sacrifícios e este é o resultado! Ganhar as três primeiras mangas assegurou-nos uma boa qualificação para a fase final. Na meia-final, corri menos riscos que durante as mangas, mas mesmo assim venci. Na final, pelo contrário, dei um pouco mais e terminei em beleza. Foi perfeito. Aprendi muito neste fim-de-semana.»

Timmy Hansen, PEUGEOT 208 WRX nº 21, 3º classificado

«Mas que fim-de-semana! Uma vez mais, tivemos que recuperar após um sábado difícil. Honestamente, não estava muito seguro de me qualificar para as meias-finais. Corri sempre atrás dos tempos do Davy durante estes dois dias. Não mudámos quase nada na viatura desde os outros fins-de-semana e o Davy foi sempre muito rápido e constante. Percebi que era preciso que eu fosse ainda mais rápido. Entre a meia-final e a final, encontrei o que me faltava e tudo funcionou bem na final. Foi tudo muito apertado sobre a linha de meta, mas isso permitiu-me subir ao pódio. É uma sensação formidável!»

Classificação (Alemanha – Estering) – 20 & 21 de Junho de 2015

  • Davy Jeanney (Team Peugeot Hansen, PEUGEOT 208 WRX)
  • Petter Solberg (SDRX, Citroën DS 3)
  • Timmy Hansen (Team Peugeot Hansen, PEUGEPT 208 WRX)
  • Johan Kristoffersson (Volkswagen Team Sweden, VW Polo)
  • Andreas Bakkerud (OlsbergMSE AB, Ford Fiesta ST)

Campeonato do Mundo FIA de Ralicross, após 5 provas (Alemanha, Estering):

Pilotos

  1. Petter Solberg (SDRX, Citroën DS3), 138 pts
  2. Johan Kristoffersson (Volkswagen Team Sweden, Volkswagen Polo), 103 pts
  3. Andreas Bakkerud (OlsbergMSE AB, Ford Fiesta ST), 88pts
  4. Timmy Hansen (Team Peugeot-Hansen, PEUGEOT 208 WRX), 79 pts
  5. Davy Jeanney (Team Peugeot-Hansen, PEUGEOT 208 WRX), 77 pts
  6. Reinis Nitiss (OlsbergMSE AB, Ford Fiesta ST), 76 pts
  7. Toomas Heikinen (Marklund Motorsport, Volkswagen Polo), 63 pts
  8. Mattias Ekström (EKS, Audi S1), 61 pts
Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s