O circuito anfitrião do Grande Prémio alemão nos Campeonatos Mundiais de FIM Moto2 e Moto3 é o segundo mais árduo no calendário para pneus. Além de uma superfície abrasiva, o circuito tem dez curvas esquerdas e apenas três curvas direitas, o que dá origem a pouco equilíbrio e a geração de calor como fator chave.

Para satisfazer as necessidades, a Dunlop irá alocar o pneu rígido e rígido especial para as máquinas de 600cc de Moto2, mas com características de geração de calor dos pneus de Moto3 completamente diferentes. Nesta categoria. as motos são menos potentes, pelo que é gerado menos calor no lado direito do pneu e é preciso utilizar pneus mais macios que asseguram calor suficiente nesse lado para proporcionar maior aderência aos pilotos nas curvas.
As oito opções de pneus nas duas categorias são novas no circuito de Sachsenring para 2015 e apresentam novas construções e compostos desenvolvidos com base nas especificações de 2014. As opções de 2015 foram concebidas para fornecer melhores desempenhos em toda a gama de circuitos do calendário de Moto2 e de Moto3.
Alocação de pneus para piso seco para o circuito de Sachsenring:
Moto2 | Opção 1 | Opção 2 |
Dianteiros: 120/75R17 | Macio ’1’ (logótipo ‘Dunlop’ preto sobre fundo amarelo) | Médio ’2’ (preto sobre fundo prateado) |
Traseiros: 195/75R17 | Rígido especial ’4’ (logótipo branco sobre fundo preto) | Rígido especial ’S1’ |
Moto3 | Opção 1 | Opção 2 |
Dianteiros: 90/80R17 | Macio (preto sobre fundo amarelo) | Médio (preto sobre fundo prateado) |
Traseiros: 115/75R17 | Macio ’1’ (preto sobre fundo amarelo) | Médio ’1’ (preto sobre fundo prateado) |
Os melhores momentos do circuito de Sachsenring 2014
Jack Miller alcançou a sua quarta vitória no circuito de Sachsenring, onde liderou a corrida de Moto3 do princípio ai fim. Em Moto2, Dominique Aegerter venceu a corrida a Mika Kallio no final e terminaram a corrida dez segundos antes dos restantes. Os pilotos puderam escolher dois pneus de composto rígido especial, desenvolvidos para diminuir a geração de calor que não só constituíram uma vantagem no ponto de vista de durabilidade, como também ajudou a aumentar o ritmo da corrida, sete segundos mais rápida do que 2013 com a mesma distância.
Facto destacado: O piloto n.º 77, Dominique Aegerter alcançou a sua primeira vitória em Moto2 exatamente na sua 77ª partida de corrida. Duas semanas mais tarde, realizou a corrida de 8 Horas de Suzuka com pneus Dunlop, tendo alcançado o terceiro lugar no pódio, ao lado das lendas de superbike, Yukio Kagayama e Noriyuki Haga.
Classificação Dunlop #ForeverForward
Franco Morbidelli de Moto2 teve uma brilhante atuação na última corrida na Holanda, onde conquistou 13 posições e passou de terceiro lugar para o primeiro na tabela geral. Ana Carrasco está no seu alcance, tendo conquistado outras 10 posições em Moto3.
Classificação Dunlop #ForeverForward após o circuito de Assen | ||||||
TT ASSEN | TOTAIS | |||||
N.º | PILOTO | Categoria | G | R | GP | Todos os GPs |
1 | Franco Morbidelli | Moto2 | 32 | 19 | 13 | 63 |
2 | Ana Carrasco | Moto3 | 33 | 23 | 10 | 61 |
3 | Philipp Oettl | Moto3 | 0 | 0 | 0 | 54 |
4 | Romano Fenati | Moto3 | 8 | 5 | 3 | 51 |
5 | Matteo Ferrari | Moto3 | 34 | 24 | 10 | 49 |
6 | Zulfahmi Khairuddin | Moto3 | 0 | 0 | 0 | 44 |
7 | Hafizh Syahrin | Moto2 | 19 | 15 | 4 | 43 |
8 | Azlan Shah | Moto2 | 24 | 16 | 8 | 43 |
9 | Andrea Migno | Moto3 | 17 | 12 | 5 | 42 |
10 | Thitipong Warokorn | Moto2 | 30 | 23 | 7 | 42 |
Simon Betney, Gestor de Eventos Internacionais, Dunlop Motorsport:
“Estávamos contentes com o desempenho dos pneus em 2014, mas não interrompemos os nossos esforços de desenvolvimento, pelo que temos pneus diferentes para 2015. Possuímos uma excelente gama de pneus rígidos especiais disponível atualmente que nos permite escolher os mais adequados de acordo com as características dos circuitos mais árduos. Esperamos estabelecer com os pneus de 2015 novos recordes em ambas as categorias.”