#Formula1 : @Pirellisport : Lewis Hamilton usou a estratégia dos pneus para ultrapassar os pilotos da Williams, e venceu um grande prémio de Inglaterra completo de ação


Silverstone 2015@foto by pirelli.com
GP GRAN BRETAGNA F1/2015 – SILVERSTONE 05/07/2015 –
© FOTO STUDIO COLOMBO X PIRELLI

Lewis Hamilton usou a estratégia dos pneus para ultrapassar os pilotos da Williams, e venceu um grande prémio de Inglaterra completo de ação

Safety cars e chuva, acrescentaram emoção numa das corridas mais agitadas do ano

Diversas estratégias e alguma chuva em Silverstone

 

– A estratégia de pneus foi a chave de Lewis Hamilton para vencer o Grande Prémio de Inglaterra, quando o piloto da Mercedes parou mais cedo que os rivais da Williams, ultrapassando-os e começou a liderar a corrida. A Mercedes fez por duas vezes uma notável e eficaz estratégia, chamando Hamilton para a segunda paragem (para montar pneus intermédios), quando a chuva parou no decorrer do final da corrida.

Hamilton realizou a “pole”, mas perdeu a liderança pelo inicio eletrizante de Filipe Massa e Valterri Botas, ambos pilotos da Williams. No entanto, parou uma volta antes que o líder da corrida e uma rápida paragem na zona das boxes por parte dos mecânicos da Mercedes, contribuiu para que Hamilton assumisse o comando, depois de todas as paragens concluídas.

No final da corrida a chuva acrescentou uma variável extra de emoção, com ambos os Manor e o Ferrari de Kimi Raikkonen a serem os primeiros a montar os Cinturato Verde (composto intermédio). No entanto, estas paragens aconteceram demasiado cedo e contribuíram para o aumento do desgaste no final da corrida, factor que implicou mais uma paragem perto da bandeira de xadrês.

A nove voltas do final a chuva foi mais pronunciada e Hamilton parou quando era líder, para colocar os pneus intermédios, seguido pelo Ferrari de Sebastian Vettel. A chuva obrigou a totalidade dos pilotos a montar os pneus intermédios , com Vettel a parar mais cedo, saltando os pilotos da Williams que dominaram durante as primeiras 20 voltas, garantindo mais um pódio.

No final de todas as paragens efetuadas, Hamilton recuperou a liderança para finalmente vencer a corrida com mais de 10 segundos sobre o seu companheiro de equipe, Nico Rosberg. Terminando em 10º e após três paragens, Fernando Alonso em McLaren obteu o seu primeiro ponto da época.

Paul Hembery (Diretor da Pirelli Motorsport), afirmou: “ Esta, foi certamente uma das corridas mais excitantes do ano, durante a qual o período para a paragem de troca de pneus foi crucial, não apenas uma vez, mas ambas, quando a chuva começou a cair mesmo no final. A estratégia foi a chave da corrida, com grandes ganhos e perdas em jogo, em relação ao período da troca e escolha do composto dos pneus. Este ano, mais uma vez o público presente no Grande Prémio de Inglaterra, foi absolutamente fantástico, pelo modo de celebração e aplauso no final, cenas que raramente presenciamos em qualquer outro lugar do mundo”.

Os melhores tempos e respetivo composto:

DURO
MÉDIO
INTERMÉDIO
CHUVA

1.º
HAM 1m37.093s
ALO 1m38.883s
RAI 1m48.769s
N/A

2.º
ROS 1m37.403s
BOT 1m39.184s
ALO 1m49.800s
N/A

3.º
MAS 1m37.466s
ROS 1m39.197s
KVY 1m49.817s
N/A
Os maiores turnos(n.º de voltas), com o mesmo composto de pneus:

Composto Duro 29 Voltas Vettel

Composto Médio 36 Voltas Merhi e Stevens

Composto Intermédio 14 Voltas Alonso

 

Previsões:

A chuva, como os dois períodos do Safety car na pista (uma no inicio da corrida, outra no final através do Safety car virtual), provocou um profundo efeito na estratégia de corrida. A nossa previsão mais provável era uma estratégia com uma paragem, com troca do composto médio para o duro na volta 23. Hamilton parou na volta 19 e efetuou a sua segunda paragem no momento certo na volta 43, para a colocação de pneus intermédios.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s