Uma das principais dificuldades no Rallycross consiste, logo desde a primeira pré-eliminatória, em conjugar todos os parâmetros que determinam a performance: um bom arranque, um set-up adequado, pilotos bem preparados, perfeitas ligações ao solo e mangas sem problemas. Desde o início do Verão, o Team Peugeot Hansen parece que encontrou a receita ideal. O potencial que se vislumbrava no início da temporada apresenta-se agora com fluidez e com uma formidável eficiência.
O Grand Prix de Trois-Rivières, grande festa do desporto automóvel canadiano e 7ª prova do Campeonato do Mundo FIA de Rallycross, resultou numa nova demonstração de excelente forma. Nesta pista que integra a maior recta da temporada, os potentes PEUGEOT 208 WRX deram fortes provas do seu desempenho logo desde a primeira manga.
Timmy Hansen começou por ser o piloto mais rápido, frente ao seu companheiro de equipa Davy Jeanney. O piloto sueco, que queria vingar-se do desaire da jornada de Höljes, rapidamente se posicionou como o homem forte do evento realizado no Quebeque. Sem oposição, ganhou com autoridade as mangas 3 e 4, após terminar no 2º lugar a manga 2, onde realizou uma brilhante ultrapassagem. Infelizmente, esse domínio transformou-se num final muito decepcionante nas semifinais. Sofrendo um toque do Campeão do Mundo, Petter Solberg, Timmy Hansen foi forçado a abandonar logo na primeira volta! Uma decepção deveras amarga para o jovem sueco que parecia intocável neste fim-de-semana.
Quanto a Davy Jeanney e apesar de afectado por pequenos problemas, conseguiu, na segunda semifinal, pegar na tocha do seu companheiro de equipa e impor o seu PEUGEOT 208 WRX. Após uma semifinal que dominou do início ao final, o francês encontrou-se na pole position para a Final. Gerindo de modo perfeito a sua prova, Jeanney assinou de modo brilhante aquela que foi a sua segunda vitória da temporada, depois de também o ter conseguido em Estering, na Alemanha. Este resultado permitiu ao Team Peugeot Hansen ficar a apenas a dois pontos da liderança do Campeonato de Equipas, a seis eventos do final do ano, e na véspera do próximo encontro, marcado para Hell, na Noruega, no fim-de-semana de 22 e 23 de Agosto.
Kenneth Hansen, Director de Equipa
«Os PEUGEOT 208 estiveram no topo neste fim-de-semana. As qualidades dinâmicas do carro ajudaram-nos muito. O Davy e o Timmy estiveram impecáveis. Estamos muito orgulhosos por esta nova vitória com o nosso piloto francês, mas estamos obviamente muito desapontados pelo Timmy, forçado a abandonar nas semifinais, depois de ter realizado um trabalho soberbo, ao vencer três das quatro mangas de qualificação. Aproveito esta oportunidade para referir que a este nível de competição é conveniente que as autoridades desportivas se certifiquem de que as regras são aplicadas de modo uniforme.»
Davy Jeanney, PEUGEOT 208 WRX nº 17, Vencedor
«Após a minha vitória em Estering, pensei que poderia vencer outra vez, mas não esperava que isso acontecesse assim tão rapidamente! Mesmo tendo ganho, foi um fim-de-semana muito difícil para mim. Não encontrei um bom ritmo durante as eliminatórias e não estava contente com os meus arranques. Para a semifinal melhorei os meus tempos por volta e a minha confiança viu-se reforçada. Estou triste pelo que aconteceu ao Timmy, ele que estava bem posicionado após as mangas de qualificação, tendo feito um trabalho brilhante. Espero que possa surgir mais forte e alcance uma vitória na Noruega.»
Timmy Hansen, PEUGEOT 208 WRX nº 21, Abandono
«A minha decepção está à altura do meu domínio durante todo o fim-de-semana. Ganhei três mangas em quatro possíveis e estava muito confiante em ser capaz de manter este ritmo até à Final. Infelizmente, as minhas esperanças esfumaram-se na primeira volta da semifinal, com o Petter Solberg a fechar-me na entrada para a primeira curva, encostando-me contra a parede. Ele fez apenas um pião à minha frente, mas já eu, com uma roda danificada, não pude continuar. Foi extremamente frustrante.»
CLASSIFICAÇÃO FINAL
7ª prova (Canadá – Trois Rivières) – 7 e 8 Agosto 2015
- Davy Jeanney (Team Peugeot Hansen, PEUGEOT 208 WRX)
- Toomas Heikkinen, (Marklund Motorsport, Volkswagen Polo)
- Tanner Foust (Marklund Motorsport, Volkswagen Polo)
- Tommy Rustad (Münnich Motorsport, Audi S3)
- Andreas Bakkerud (OlsbergMSE AB, Ford Fiesta ST)
- Mattias Ekström (EKS, Audi S1),
- Timmy Hansen (Team Peugeot Hansen, PEUGEOT 208 WRX)
- Andreas Bakkerud (OlsbergMSE AB, Ford Fiesta ST)
- Toomas Heikkinen, (Marklund Motorsport, Volkswagen Polo)
- Reinis Nitiss (OlsbergMSE AB Ford Fiest ST)
- Petter Solberg (SDRX, Citroën DS3)
CAMPEONATO FIA WORLD RALLYCROSS 2015
Classificações após 7 provas:
Pilotos
- Petter Solberg (SDRX, Citroën DS3), 176 pts
- Andreas Bakkerud (OlsbergMSE AB, Ford Fiesta ST), 130 pts
- Johan Kristoffersson (Volkswagen Team Sweden, Volkswagen Polo), 124 pts
- Timmy Hansen (Team Peugeot Hansen, PEUGEOT 208 WRX), 122 pts
- Davy Jeanney (Team Peugeot Hansen, PEUGEOT 208 WRX), 115 pts
- Reinis Nitiss (OlsbergMSE AB Ford Fiest ST), 109 pts
- Mattias Ekström (EKS, Audi S1), 107 pts
- Toomas Heikkinen, (Marklund Motorsport, Volkswagen Polo), 95 pts
Equipas
- Ford Olsbergs MSE, 239 pts
- Team Peugeot-Hansen, 237 pts
- SDRX, 201 pts
CALENDÁRIO 2015
24-26 Abril: Portugal (Montalegre)
1-3 Maio: Alemanha (Hockenheim)
15-17 Maio: Belgium (Mettet)
22-24 Maio: Grã-Bretanha (Lydden Hill)
19-21 Junho: Alemanha (Estering)
3-5 Julho: Suécia (Holjes)
7-8 Agosto: Canadá (Trois-Rivières)
21-23 Agosto: Noruega (Hell) – próxima jornada
4-6 Setembro: França (Lohéac)
18-20 Setembro: Espanha (Barcelona)
2-4 Outubro: Turquia (Istanbul)
16-18 Outubro: Itália (Franciacorta)
27-29 Novembro: Argentina (San Luis)