A oitava etapa do Campeonato do Mundo FIA de Rallycross ficará nos registos do Team Peugeot Hansen, que garantiu na Noruega a primeira “dobradinha” da sua História. Graças ao triunfo de Timmy Hansen, à frente de Davy Jeanney, a equipa franco-sueca assumiu a liderança do Campeonato de Equipas, precisamente antes da etapa francesa de Lohéac.

A espantosa forma demonstrada pelos PEUGEOT 208 WRX desde o início da época foi confirmada na Noruega, a terra do Campeão do Mundo em título, Petter Solberg. Nem um pouco intimidados pelo nome da pista (Hell, ou seja Inferno), os pontas de lança do Team Peugeot Hansen mostraram-se uma vez mais dominadores ao longo de todo o fim-de-semana.
Autor de performances não recompensadas na Suécia e no Canadá, finalmente Timmy Hansen pode concretizar o seu potencial. Animado pelo excelente comportamento do seu 208, voou baixinho nas mangas de qualificação, apesar de uma valente resistência de Petter Solberg, que queria brilhar frente ao seu público. O piloto do PEUGEOT 208 WRX nº21 assumiu assim logicamente a frente da tabela classificativa no cômputo das quatro mangas.
Vitorioso na Alemanha e no Canadá, Davy Jeanney esteve extremamente performante ao longo de todo o fim-de-semana, completando brilhantemente e de uma forma muito inteligente um resultado de equipa perfeito.
Os dois pilotos da PEUGEOT encontraram-se, com efeito, na primeira linha para a partida da primeira meia-final, que foi ganha por Timmy, à frente de Davy. Os pilotos dos PEUGEOT 208 WRX repetiram com brio o resultado na Final, assinando assim a primeira “dobradinha” da História da equipa no Campeonato do Mundo FIA de Rallycross.
Esta performance permitiu ao Team Peugeot Hansen assumir a liderança do Campeonato de Equipas, com 29 pontos de vantagem sobre a equipa Ford Olsberg OMSE. Na classificação dos Pilotos, Timmy Hansen subiu ao 2º lugar e Davy Jeanney ao 4º. Trata-se do cenário ideal para enfrentar, dentro de duas semanas (5 e 6 de Setembro) a etapa francesa. Este resultado de grupo foi completado pela excelente prestação de Kevin Hansen, o piloto do Peugeot Red Bull Hansen Junior Team. Segundo na corrida dos RX Lites, aumentou ainda mais o seu avanço no Campeonato.
Kenneth Hansen, Director de Equipa
«Este é um resultado absolutamente fantástico! Estou muito orgulhoso por ser o director de uma equipa tão boa! Toda a gente trabalha de forma excelente em grupo. Em particular, os nossos dois pilotos. Penso que merecemos verdadeiramente este resultado. Foi um dos meus melhores fins-de-semana. Ao mesmo tempo, assinámos a primeira dobradinha de uma equipa no Campeonato do Mundo de Rallycross. Uma coisa com que todos os directores de equipa sonham, mas que é realmente difícil de atingir. Além disso, agora estamos na frente do Campeonato de Equipas. Reflexo do nosso nível de rendimento ao longo das últimas corridas, este era claramente o nosso objectivo. É fantástico chegar a Lohéac nesta posição.»
Timmy Hansen, PEUGEOT 208 WRX nº21, 1º classificado
«Esta vitória é uma satisfação imensa, tanto para mim, como para a equipa, que foi melhorando constantemente o carro, prova após prova. Isto faz com que há já quatro corridas que estamos na frente. Pilotar este PEUGEOT 208 WRX é uma verdadeira felicidade, tão competitivo ele é! Sinto-me impaciente por me sentar ao seu volante na próxima prova, em Lohéac, um circuito que adoro, diante do público da PEUGEOT. Correr aí, com um carro francês, anuncia-se como um momento de enorme intensidade.»
Davy Jeanney, PEUGEOT 208 WRX nº17, 2º classificado
«Tive um pouco de sorte em sair indemne do choque com Nitiss, durante a Joker Lap, no início da meia-final e sinto-me contente por ter conseguido recuperar de seguida. Toda a equipa está a trabalhar em força para ficarmos ainda melhores. Tivemos uma boa cumplicidade com o Timmy, nos momentos-chave do fim-de-semana. Este é um prazer ainda maior do que a performance pura! Espero que isso continue no futuro.»
Classificação 8ª prova (Noruega – Hell) – 22 & 23 de Agosto de 2015
- Timmy Hansen (Team Peugeot Hansen, PEUGEOT 208 WRX)
- Davy Jeanney (Team Peugeot Hansen, PEUGEOT 208 WRX)
- Robin Larsson (Robin Larsson, Audi A1)
- Alx Danielsson (ALL-INKL.COM Münnich Motorsport, Audi S3)
- Per-Gunnar Andersson (Marklund Motorsport, Volkswagen Polo)
- Timur Timerzyanov (OMSE, Ford Fiesta)
- Petter Solberg (SDRX, Citroën DS 3)
- Anton Marklund (EKSRX, Audi S1)
- Reinis Nitiss (OlsbergMSE AB, Ford Fiesta ST)
- Johan Kristofferson (Volkswagen Team Sweden, Volkswagen Polo)
Campeonato FIA World Rallycross 2015, após 8 provas
Pilotos
- Petter Solberg (SDRX, Citroën DS3), 193 pts
- Timmy Hansen (Team Peugeot Hansen, PEUGEOT 208 WRX), 152 pts
- Andreas Bakkerud (OlsbergMSE AB, Ford Fiesta ST), 140 pts
- Davy Jeanney (Team Peugeot Hansen, PEUGEOT 208 WRX), 139 pts
- Johan Kristofferson (Volkswagen Team Sweden, Volkswagen Polo), 135 pts
- Reinis Nitiss (OlsbergMSE AB, Ford Fiesta ST), 122 pts
- Mattias Ekström (EKS, Audi S1), 118 pts
- Toomas Heikkinen (Marklund Motorsport, Volkswagen Polo), 95 pts
Equipas
- Team Peugeot Hansen, 291 pts
- Ford Olsberg MSE, 262 pts
- SDRX, 218 pts