A quinta das oito corridas do Campeonato Mundial de Endurance (WEC) da FIA decorre no Texas, EUA, no Circuito das Américas (COTA) no próximo 19 de setembro. Nesta corrida chegamos ao ponto intermédio da temporada e partilham-se um máximo de 104 pontos, a mesma quantidade acumulada desde o momento pela equipa líder KCMG com o seu Oreca-Nissan. É certo que as três equipas (a KCMG e os dois Ligier-Nissans da G-Drive) destacam-se como as mais prováveis a receber o título de campeões de LMP2, mas existe uma margem suficiente para surpresas por outras equipas.

O Circuito das Américas (sigla COTA em inglês) surgiu pela primeira vez no calendário WEC em 2013, pelo que os engenheiros e equipas da Dunlop já estão familiarizados e conhecem os requisitos de configuração necessários para otimizar os desempenhos. As baixas exigências efetuadas aos pneus pela superfície macia da pista são compensadas pelas temperaturas elevadas e a Dunlop alocou as opções médio e médio plus para esta corrida.
O pneu médio 2015 utiliza uma evolução do composto rígido de 2014, que foi utilizado na corrida em COTA em 2014, aliado à construção de 2015. A opção média ‘CM747’ foi a selecionada pela equipa G-Drive Racing para a maioria da corrida de Le Mans em junho.
O composto médio plus ‘CM863’ é o pneu para piso seco da Dunlop mais duradouro para 2015 e foi concebido para ter um bom desempenho em condições quentes nos circuitos mais agressivos do calendário. O pneu médio plus fez parte da fórmula vencedora de Le Mans da KCMG.
Mike McGregor, Gestor de Testes e Suporte da Pista, Conceção e Desenvolvimento da Corrida
“Ainda que o piso do circuito de COTA seja relativamente suave para os pneus, a corrida é realizada durante todo o dia, desde o calor da manhã até ao frio da noite, logo as temperaturas podem mudar significativamente. A escolha do pneu certo na altura certa vai ser muito importante para as equipas.
“Temos o Oreca da KCMG e os Ligier da G-Drive a liderar a classificação. O Ligier realizou a sua primeira corrida em COTA no ano passado, pelo que a G-Drive Racing possui agora dados com os quais trabalhar. O Oreca 05 é muito diferente do automóvel do ano passado, pelo que a KCMG não tem o mesmo nível de conhecimento do automóvel neste circuito que os seus rivais têm. É excelente ver praticamente o dobro dos automóveis a competir na classe em comparação com a corrida do ano passado.”
As 6 Horas do Circuito das Américas começa no sábado, 19 de setembro, às 17:00, hora local, (23:00 BST/ 00:00 CEST).
Posições LMP2 (Todos com pneus Dunlop)
N.º | Equipa | Automóvel | Nac | Pontos | |
1 | 47 | KCMG | Oreca 05-Nissan | HKG | 104 |
2 | 28 | G-Drive Racing | Ligier JS P2-Nissan | RUS | 89 |
3 | 26 | G-Drive Racing | Ligier JS P2-Nissan | RUS | 82 |
4 | 31 | Extreme Speed Motorsports | HPD ARX -Honda | USA | 42 |
5 | 35 | Oak Racing | Ligier JS P2-Nissan | FRA | 34 |
6 | 30 | Extreme Speed Motorsports | HPD ARX -Honda | USA | 32 |
7 | 42 | Strakka Racing | Gibson 015S-Nissan | GBR | 31 |
8 | 43 | Team SardMorand | Morgan Evo-SARD | CHE | 30 |
9 | 36 | Signatech Alpine | Alpine A450B-Nissan | FRA | 22 |
Gama de pneus de 2015 de LMP2 (macio/médio/médio+/intermédio/húmido)
Melhorias nos pneus de 2015
- Material posicionado de forma mais eficiente para melhorar a aderência nas curvas;
- Novo composto rígido que aumenta a durabilidade;
- Novo composto intermédio que melhora a sua aderência;
- Novo padrão do rasto intermédio que é mais eficiente no que diz respeito à evacuação de água;
- Janela operacional do pneu intermédio alargada a condições de piso húmido adicionais;
- Nova construção do pneu para piso húmido melhora a aderência e feedback do piloto.