#Fórmula-E: Golpe de teatro para a #DS #Virgin Racing em #LongBeach


Autor da pole position, Sam Bird alcançou o 6º lugar no ePrix de Long Beach, depois de um toque num muro arruinar as hipóteses de vitória do piloto da DS Virgin Racing.bk2158Current-E-Formula-E-Long-Beach-2016-DS-Virgin-Racing-Shivraj-Gohil...

Largando da primeira posição da grelha de partida, Sam Bird conseguiria manter, durante algum tempo, o comando da prova, à frente de Lucas di Grassi, mas o seu perseguidor viria a encontrar uma aberta na 12ª volta, embora o piloto britânico tenha continuado, de forma determinada, na sua esteira até meio da prova.

Após uma troca de carro que decorreu sem problemas, Sam Bird foi em busca do seu adversário, para discutir com ele a vitória. Contudo, o duelo terminou de forma abrupta, na 23ª volta, quando Bird cometeu um pequeno erro, bloqueando as suas rodas e seguindo em frente contra a barreira de pneus da curva 5. Embora o DSV-01 tenha ficado pouco danificado, o britânico perdeu cinco posições e todas as hipóteses de alcançar a vitória.

«Foi um erro difícil de engolir, sabendo que poderíamos ter marcado 21 pontos e acabámos por fazer apenas 11,» declarou Bird. «Estava bem colocado e sentia confiança para me impor ao Lucas antes do incidente. Demonstrámos, no entanto, a nossa velocidade na qualificação e é isso que quero reter.»

Após ter dominado o seu grupo de qualificação e assinado o 2º melhor tempo da Superpole, com 57,261”, Sam Bird deveria inicialmente arrancar ao lado de António Félix da Costa, do Team Aguri, na primeira linha do célebre circuito de 2131 metros.

Porém, a exclusão do piloto português devido a uma pressão de pneus demasiado baixa, relegou Da Costa para o fundo da grelha, permitindo a Sam Bird herdar a primeira posição na grelha de partida. Em paralelo, o seu colega de equipa, Jean-Éric Vergne, realizou uma volta de qualificação que lhe ofereceu a 11ª posição.

Apesar do erro, Sam Bird manteve a sua combatividade atrás de Bruno Senna, colocando o brasileiro sob pressão, mas o seu rival manteve-se impávido e conseguiu defender-se dos ataques até à bandeira de xadrez.

«Estou obviamente desiludido, pois cometi um erro de pilotagem e por isso peço desculpa a toda a equipa,» – confessou o britânico. «É difícil saber qual teria sido o resultado final se tivesse feito tudo bem, mas esta equipa está repleta de qualidades, como todos puderam ver nas qualificações. Quando largamos da ‘pole position’, visamos no mínimo um lugar no pódio, algo que teria conseguido sem aquele erro. Estou, no entanto, satisfeito por ter voltado a oferecer mais pontos à equipa.»

Partindo mais atrás na grelha, Jean-Éric Vergne defendeu a sua posição frente a António Félix da Costa, que foi, progressivamente, encontrando o seu caminho no meio do pelotão. O piloto francês terminaria no 11º lugar. «Estou ansioso por estar em Paris. Falta-nos ainda disputar meia temporada e vou trabalhar muito para progredir e compreender melhor o carro,» disse. «Hoje foi mais uma corrida difícil e creio que é tempo de inverter a tendência antes de chegar à Europa.»

Quanto ao Diretor da DS Virgin Racing, Alex Tai manteve-se objetivo: «São coisas que acontecem. Os pilotos da DS Virgin Racing trabalham muito e foi uma pena pelo Sam.
Devemos, no entanto, centrar-nos nas excelentes qualificações dos nossos dois representantes que voltaram a provar a nossa competitividade. O Sam continua em 3º
na Classificação Geral e a equipa está na 4ª posição do seu campeonato.»

Apesar da deceção do pódio perdido, Xavier Mestelan-Pinon, Diretor da DS Performance, precisou que «o Jean-Éric danificou a sua suspensão ao passar sobre os corretores. Penso que se sentiu um pouco em desvantagem. Trabalhámos bastante para melhorar o DSV-01 e iremos continuar a fazê-lo, nomeadamente com o ePrix de Paris no horizonte.»

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s