#Blancpain GT Series: Rodrigo Baptista tem atuação de gala e conquista primeiro pódio


Uma atuação perfeita para uma corrida de Endurance.

imagem_release_686913
Filipe Albuquerque, Jan Magnussen e Rodrigo Baptista (esquerda para direita) 

Assim pode ser definida a participação de Rodrigo Baptista, que, neste sábado, subiu ao pódio pela primeira vez no Blancpain GT Series, na terceira colocação dos 1000 km de Paul Ricard, na França, após seis horas de corrida e intensas disputas. A prova contou com nada menos que 57 carros no grid. Aos 19 anos de idade, o paulista era o segundo mais jovem entre os 171 competidores inscritos.

O trio do Audi #3, que além de Baptista tinha o dinamarquês Jan Magnussen e o português Filipe Albuquerque, galgou terreno depois da 20ª colocação nos treinos com um ritmo forte, consistente, mas sem desgastar os pneus e equipamento, e acabou recompensado no fim. Foi o melhor carro da Audi na classificação final depois de 166 voltas. A vitória ficou com a McLaren #58 e o segundo lugar com a Ferrari #50.

O resultado rendeu ainda os primeiros pontos de Rodrigo no campeonato -19 ao todo, pois a segunda prova mais longa do calendário distribui pontuação mais farta que as provas de 3 horas.

O brasileiro pegou o carro na 13ª posição no fim da primeira hora de corrida, que teve Magnussen ao volante. Baptista pilotou nos dois stints seguintes, chegou a estar entre os dez primeiros, e entregou o carro na metade das seis horas de prova em 11º, para Magnussen –que nesta etapa substituiu Sergio Jimenez na tripulação do carro preparado pela equipe WRT, a atual campeã do principal evento de Gran Turismo do planeta .

A paciência do trio e ritmo constante do Audi R8 LMS de 585 HP permitiram ao veterano piloto dinamarquês chegar ao sétimo lugar, graças a ultrapassagens e punições a outros pilotos.

Já à noite, Filipe Albuquerque pegou o carro nas duas últimas horas. Enquanto outros carros iam diminuindo o ritmo, o português manteve um andamento parecido com os de seus parceiros e chegou ao Top 5 faltando 1h30 de prova.

Com uma ulrapassagem e o incêndio nos boxes durante o pit stop do Bentley #8, então líder da prova, o Audi #3 chegou a terceiro. O espanhol Andy Soucek ainda pressionou na volta à pista com o Bentley, mas Albuquerque garantiu o pódio do trio com 10 segundos de vantagem.

“Foi sensacional! Meu primeiro pódio aqui. Foi uma prova de recuperação, saindo de vigésimo”, resumiu o piloto paulista de 19 anos de idade, que é o mais jovem vencedor da Copa Petrobras de Marcas.

“O quali foi meio complicado, mas a gente sabe que o carro é bom para a corrida. Então conseguimos ser consistentes e ganhar muitas posições. A sorte, que faltou em outras etapas, hoje também esteve um pouco do nosso lado. Fizemos um trabalho muito bom nos pits e na pista. Hoje deu tudo certo e o pódio foi a recompensa”, frisou Baptista.

O próximo desafio de Rodrigo Baptista, que terá de volta o companheiro Sérgio Jimenez após conflito de datas com a Stock Car, será no próximo fim de semana, com a rodada de Nürburgring (Alemanha) pela categoria Sprint do Blancpain GT Series.

Mesmo do outro lado do Atlântico, Jimenez não desgrudou o olho do computador. Finalizada a tomada de tempo para a prova de  Tarumã, o piloto de Piedade (SP) acompanhou as horas finais dos 1000 km de Paul Ricard, última prova preparatória para as 24 Horas de Spa, o principal evento do calendário do Blancpain GT Series.

“Nós fomos fortes em Monza. Fomos muito fortes em Silverstone. Agora concretizou o resultado”, disse Jimenez. “Em Spa vamos para cima, com muita confiança. Parabéns ao Rodrigo e a todos na equipe WRT pelo resultado. Tenho certeza de que este é o primeiro pódio, de uma série que vem pela frente.”

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s