#WRC Polónia: Ante visão Abu Dhabi Total World Rally Team


Vitoriosa no Rali de Portugal com Kris Meeke e Paul Nagle, o Abu Dhabi Total World Rally Team está de regresso na Polónia. Inscritos alternadamente desde o início da temporada, os jovens Craig Breen/Scott Martin e Stéphane Lefebvre/Gabin Moreau estarão juntos pela primeira vez.

FIA WORLD RALLY CHAMPIONSHIP 2016 - WRC SWEDEN
Craig Breen

Uma das provas mais populares da temporada, o Rali da Polónia constitui a quarta participação do ano da formação Abu Dabhi Total World Rally Team, após o Monte Carlo, a Suécia e Portugal. Descrito, por vezes, como «um Rali da Finlândia mas sem saltos», o percurso traçado no meio das florestas e planícies da região de Varmie-Mazurie revela-se muito rápido. Em 2015, o vencedor fez a prova a mais de 120 km/h de média!

Para esta prova o Abu Dabhi Total World Rally Team joga uma cartada da juventude, apostando em duas equipas que buscam o seu primeiro sucesso a nível mundial. Presentes em Monte Carlo e em Portugal, Stéphane Lefebvre e Gabin Moreau farão dupla com Craig Breen e Scott Martin, que disputaram o Rali da Suécia.

Para melhor preparar este encontro, os dois pilotos encontraram-se no início da semana, para um teste de preparação física. Durante este tempo, os engenheiros da PH Sport, que asseguram a preparação das viaturas, apoiaram-se nos dados recolhidos em 2014 e 2015 para definir as afinações mais adaptadas às especificidades do percurso polaco. Na segunda-feira (hoje), Stéphane e Craig beneficiam de um dia de testes ao volante das suas viaturas de competição. As informações entretanto recolhidas irão permitir afinar ainda mais o set-up antes do início da prova.

O Rali da Polónia desenrolar-se- á segundo um esquema clássico, com duas longas etapas, na sexta-feira e no sábado, e uma mais curta no domingo. Em virtude das suas posições no Campeonato do Mundo, Stéphane Lefebvre e Craig Breen ocuparão respetivamente as 11ª e 13ª posições na estrada nos dois primeiros dias. Em função das condições das estradas, este parâmetro poderá constituir tanto uma vantagem como um handicap!

Stéphane Lefebvre (#7): «Aprecio bastante o Rali da Polónia e o perfil rápido das suas especiais. Há dois anos ganhei a manga do FIA Junior WRC e no ano passado estava na luta pelo comando do WRC2 quando fui obrigado a abandonar fruto de um problema mecânico. Este ano, penso que irei precisar de um curto tempo de adaptação, na medida em que nunca rolei neste terreno com um World Rally Car. O meu objetivo será encontrar rapidamente o mesmo nível de performance que em Portugal. Em função da meteorologia, o pó e o vento terão mais ou menos importância. Se chover, as estradas arenosas ficarão mais cavadas e isso tornará tudo mais difícil no plano da condução. Estou satisfeito por fazer equipa com o Craig. Nos ralis anteriores, o Kris constituiu uma referência em que era sempre bom apoiarmo-nos. Neste fim-de-semana, devemos trabalhar em conjunto, mas penso que isso irá permitir-nos progredir no plano técnico. A sessão de testes organizada esta segunda-feira mostra-se muito importante, sobretudo após um fim-de- semana de competição no asfalto do Rali de Ypres!»

Craig Breene (#8): «A pausa foi muito longa desde o Rali da Suécia, mas não fiquei inativo e guardo recordações muito boas da minha vitória no ERC no Circuito da Irlanda, bem como dos dias de testes ao volante do WRC 2017. Esta foi uma oportunidade fantástica para trabalhar com a equipa de desenvolvimento da Citroën Racing, mas estou feliz por estar de regresso a uma prova do WRC. Participei somente uma vez no Rali da Polónia, em 2013, no quadro do Campeonato da Europa. Sob um dilúvio permanente, numerosas especiais foram anuladas, pelo que nada retirei dessa participação. Também não tenho experiência com o carro na terra e vou precisar de tempo para ganhar confiança. As árvores estão tão perto da estrada que o mais pequeno erro pode ter pesadas consequências! As circunstâncias fazem com que o Stéphane e eu nos encontremos lado a lado pela primeira vez. Espero que façamos um bom trabalho de conjunto e que possamos oferecer um belo resultado ao Abu Dhabi Total World Rally Team.»

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s