A Haas F1 Team perdeu por pouco um resultado nos pontos no Grande Prémio de Itália, que se disputou este domingo no Autodromo Nazionale di Monza, com Romain Grosjean e Esteban Gutiérrez a terminar no décimo primeiro e décimo terceiro lugares, respectivamente.
Grosjean recuperou da penalização de cinco lugares na grelha de partida, que transformou o décimo segundo lugar que alcançou na qualificação num décimo sétimo. Apesar da contrariedade, Grosjean tirou o melhor partido do arranque, guindando-se ao décimo terceiro posto na primeira volta realizada ao circuito de 5,793 quilómetros e onze curvas. Posteriormente, ultrapassou o Manor de Pascal Wehrlein na segunda volta para ascender ao décimo segundo posto. A partir daí, Grosjean realizou uma longa série de voltas, pelo menos para os padrões da Fórmula 1. Foi o último piloto a parar para trocar de pneus, efecutando vinte e oito voltas até trocar os pneus Pirelli P Zero Amarelo/Macio que utilizou para iniciar a corrida por supermacios. Grosjean conseguiu manter estes pneus durante vinte e cinco voltas, tendo a estratégia de uma paragem lhe permitido terminar no décimo primeiro lugar, conseguindo até manter Jenson Button atrás de si ao longo das últimas voltas.
Gutiérrez iniciou a prova de cinquenta e três voltas do décimo lugar da grelha de partida, graças a uma boa qualificação, no sábado. Foi um resultado sem concretização, no entanto, dado que um arranque lento permitiu que o pelotão o engolisse, o que o atirou para o vigésimo lugar. Gutiérrez, com sete voltas completadas, era décimo oitavo. Efectuou a sua primeira paragem nas boxes no final da décima sexta volta, trocando os pneus supermacios que usara na qualificação por macios. Na vigésima quarta volta, Gutiérrez era décimo quinto. Efectuou a sua segunda e paragem final na trigésima quarta volta, montando um jogo de pneus supermacios usados que o ajudou a terminar no décimo terceiro lugar e manter o McLaren de Fernando Alonso atrás de si.
Após catorze etapas disputadas, das vinte e uma que compõem o Campeonato do Mundo de Fórmula 1 deste ano, a Haas F1 Team continua no oitavo lugar do Campeonato de Construtores com vinte e oito pontos. Nas imediações da equipa americana não se registou qualquer modificação, uma vez que a Toro Rosso, a sétima classificada, e a Renault, a nona, não conseguiram pontuar no Grande Prémio de Itália. A margem da Toro Rosso relativamente à Haas F1 Team continua nos dezassete pontos e a Renault está a vinte e dois pontos da equipa americana.
O piloto da Mercedes, Nico Rosberg, venceu o Grande Prémio de Itália, ostentando uma margem de 15,070s face a Lewis Hamilton no final da prova, o que intensificou a luta pelo Campeonato de Pilotos O segundo triunfo consecutivo de Rosberg permitiu-lhe recuperar mais sete pontos à vantagem de Hamilton, reduzindo-a a dois pontos. A vitória de Rosberg foi a vigésima primeira da sua carreira de Fórmula 1, a sétima da temporada e a primeira em Monza.
Sebastian Vettel , da Scuderia Ferrari, juntou-se ao duo da Mercedes na subida ao pódio. O colega de equipa deste, Kimi Raikkonen, terminou no quarto posto. O piloto da Red Bull, Daniel Ricciardo, completou o top-5.
Ficam a faltar sete corridas para terminar o Campeonato do Mundo de Fórmula 1 de 2016, sendo o próximo evento o Grande Prémio de Singapura, que se realiza a 18 de Setembro no Marina Bay Street Circuit.
|