#ELMS: Equipas Dunlop decidem títulos ELMS no Estoril


O circuito português do Estoril vai receber, a 23 de outubro, a última corrida do European Le Mans Series (ELMS). Nesta corrida decisiva, as equipas Dunlop preparam-se para um combate de quatro horas, que decidirá os vencedores em ELMS geral e na classe GTE para 2016.

logo-dunlop1
Dunlop

A superfície da pista do Estoril é a mais agressiva do calendário, principalmente se a temperatura estiver elevada. Para 2016, a Dunlop focou-se em melhorias que permitissem minimizar estes problemas e, através dos compostos médio e médio-plus, ampliou a sua gama de opções estratégicas de divisão de compostos para otimização do rendimento dos pneus.

LMP2

Na categoria aberta a diferentes fabricantes, todas as equipas que competem com pneus de fabricantes rivais ficaram fora das opções ao título na última corrida. Dos seis primeiros classificados, todos equipados com Dunlop, apenas três podem aspirar ao título de campeão. A Thiriet by TDS Racing (Oreca) lidera com 92 pontos, tendo até agora vencido três das cinco corridas já disputadas. Seguem-se os vencedores de Silverstone, a equipa de Gibson G-Drive Racing, com menos 14 pontos, e a BR01 de AF Corse, que possui apenas uma reduzida hipótese de ganhar: é necessário que vença e que a TDS Racing não pontue.

LM GTE

A categoria monomarca com pneus Dunlop é liderada por um triplo vencedor: a JMW Motorsport (Ferrari). A única equipa rival no campeonato é a Aston Martin Racing Vantage, que necessitaria de reduzir a desvantagem de 20 pontos, com 26 disponíveis, para a vitória e pole position.

Repartição de pneus

Em 2016, a Dunlop atribuiu as opções médio e médio-plus para LMP2. Na classe LM GTE, disputada só com pneus Dunlop, as equipas mantêm a especificação padrão da temporada, igualmente os compostos médio e médio-plus.

Mike McGregor, Diretor de Testes e Apoio de Pista da Dunlop

“O Estoril é um local muito exigente para os pneus e a nossa repartição de 2016 possibilita às equipas uma grande variedade de opções no que se refere às melhores escolhas de afinação e estratégia. As curvas parabólicas colocam muitos problemas aos pneus, pelo que mudar os pneus esquerdos apenas para algumas paragens pode ser uma boa estratégia para muitas equipas”.

“Quanto ao campeonato, a TDS deverá vencer, desde que chegue ao fim. Se conseguir, será o segundo título ELMS/Dunlop, após a vitória em 2012. A equipa Jota ainda não conta com nenhum título, apesar de terem vencido em Le Mans. Se a TDS tiver dificuldades e a G-Drive Racing, dirigida por Jota, acaba por ganhar o campeonato, será uma vitória muito importante para a Dunlop, já que colaboramos com eles desde a sua primeira participação em LMP1, em 2005”.

As 4 horas do Estoril para o European Le Mans Series começam às 12.30h de domingo, 23 de outubro.

A lista de concorrentes, incluindo as equipas Dunlop, pode ser consultada aqui.

European Le Mans Series – Pneus Dunlop 2016

LMP2 – Especificação definida (macio, médio, médio-plus, intermédio, piso molhado)

  • Competição de pneus aberta a diferentes fabricantes;
  • Duas das três especificações de piso seco indicadas para cada prova;
  • Pneus permitidos para a corrida de 4 horas: 5 conjuntos mais dois pneus soltos.

A gama de LMP2 é a mesma gama nova utilizada no WEC. As condições meteorológicas da Europa, geralmente mais fria, juntamente com a melhoria das janelas de trabalho, tendem a favorecer o uso das opções macia e média em ELMS.

LMGTE – Todas as classes Dunlop (médio, médio-plus, intermédio, piso molhado)

  • Pneus controlados/marca única para os três fabricantes representados;
  • Pneus permitidos por prova de 4 horas: ilimitado;
  • Pneu intermédio introduzido para 2016;
  • Gama confidencial de pneus para 2016: uso controlado com melhor desempenho.

A gama de ELMS LMGTE Pro é completamente nova este ano e foi concebida especificamente para ELMS, com destaque para melhorias no desempenho e na consistência. A introdução do pneu intermédio da Dunlop vai permitir diminuir os custos das equipas e aumentar as opções estratégicas durante as corridas com condições meteorológicas mistas.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s