KERS continua a dar problemas


Sistema KERS

O KERS (Sistema de Recuperação de Energia Cinética) continua a ser um quebra-cabeças para as equipas de Fórmula 1.

Nos testes realizados em Jerez e no Algarve, as equipas depararam-se com diversos problemas, nomeadamente a BMW, tendo abandonado o programa no último dia de testes porque já não haviam peças para o fazer funcionar com segurança.

Christian Klien, piloto de testes da BMW, não ganhou para o susto, tendo feito apenas cinco voltas ao traçado espanhol de Jerez de la Frontera. O BMW F1.08 parou na recta grande, e quando Klien saiu e quis repor o volante no seu lugar, viu as luzes avisadoras indicarem-lhe que havia perigo de descarga eléctrica se tocasse no carro. Por isso o austríaco e os comissários de pista foram espectadores impotentes enquanto o BMW deslizou pela relva naquela descida, acabando por bater nos rails, danificando a frente… E para piorar a situação, Klien acabou por deixar cair o volante na lama, ficando este inutilizado para o resto da semana.

Luca Badoer num Ferrari já com o KERS

Robert Kubica também teve problemas no seu BMW. O polaco só conseguiu dar 38 voltas ao circuito, quando o sistema sobreaqueceu, dando lugar a um princípio de incêndio, que não só destruiu o motor eléctrico do KERS, como danificou o motor V8 alemão e até a secção posterior do chassis, bem perto do depósito de gasolina.

Os McLaren realizaram 137 voltas em 3 dias, efectuando efectuando longas paragens nas boxes, pois o sistema sobreaquecia várias vezes.

No entanto, surgiu um rumor que 8 das 9 equipas tinham assinado um acordo para não alinharem com o sistema nos carros para 2009, até porque abandonando tudo indica que a partir de 2010 será uma empresa externa a fornecer este sistema a todas as equipas.  A única equipa que não concordou foi a BMW, porque  o Conselho de Administração da marca de Munique quer que este programa continue, pelo que existe a séria possibilidade de só os F1.09 se apresentarem em Melbourne com esta tecnologia.

Deixe um comentário