@F1 : @HungarianGp #Quali by @HaasF1Team


Grande Prémio da Hungria: Resumo da Qualificação

Evento: Qualificação para o Grande Prémio da Hungria (11º round de 21)

Data: Sábado, 23 de Julho

Local: Hungaroring, em Budapest

Layout: 4,381 quilómetros, circuito de 14 curvas

Condições climatéricas: Chuva intensa, aguaceiros e Sol

Temperatura: 23ºC

Recorde: 1m18,436s realizada por Rubens Barrichello em 2004 com Ferrari (Q1)

Pole-position: Nico Rosberg da Mercedes (1m19,965s)

Resultado:

Romain Grosjean 11º, alinhará no exterior da sexta linha

Esteban Gutiérrez 15º, alinhará no exterior da oitava linha

 

  • tem a duração de 18 minutos e todos os vinte e dois pilotos participam
  • os dezasseis pilotos mais rápidos passam à Q2

Grosjean: 5º (1m35,906s), avançou para a Q2

Gutiérrez: 11º (1m38,959s), avançou para a Q2

Piloto mais rápido: Nico Rosberg da Mercedes (1m33,302s)

Cutoff: 16º Valtteri Bottas da Williams (1m42,758s)

  • tem a duração de 15 minutos e participam os dezasseis pilotos mais rápidos da Q1
  • os dez pilotos mais rápidos passam à Q3

Grosjean: 11º (1m24,941s)

Gutiérrez: 15º (1m26,189s)

Piloto mais rápido: Max Verstappen da Red Bull (1m22,660s)

Cutoff: 10º Lewis Hamilton da Mercedes (1m24,836s)

  • tem a duração de 12 minutos e participam os dez mais rápidos da Q2, que lutam pela pole-position

Pole-Position: Nico Rosberg da Mercedes (1m19,965s)

Segundo: Lewis Hamilton da Mercedes (1m20,108s)

Antes da qualificação para o Grande Prémio da Hungria, que se realiza no Hungaroring, em Budapeste, as equipas tiveram uma derradeira sessão de treinos-livres. Os pilotos da Haas F1 Team, Romain Grosjean e Esteban Gutiérrez, realizaram vinte e oito voltas no seu conjunto ao circuito de 4,381 quilómetros e catorze curvas – treze efectuadas por Grosjean e quinze por Gutiérrez.

A sessão de sessenta minutos foi realizada com o céu limpo, com uma temperatura estável de 26ºC, ao passo que a temperatura da pista subiu até aos 51ºC.

Ambos os pilotos iniciaram a sessão com uma volta de instalação e duas simulações de qualificação. A volta mais rápida de Gutiérrez foi de 1m22,142s, realizada com pneus Pirelli P Zero Vermelho/Supemacio, o que o colocou no décimo quarto lugar. A melhor volta de Grosjean foi de 1m22,284s, também efectuada com pneumáticos supermacios, o que o colocou no décimo quinto posto da tabela de tempos.

O mais rápido na terceira sessão foi o piloto da Mercedes Nico Rosberg, com uma marca de 1m20,261s, batendo o Red Bull de Max Verstappen por dois milésimos de segundo.

O céu limpo gozado pelas equipas durante a terceira sessão desapareceu quando a qualificação se iniciou duas horas depois. Uma chuvada atrasou o início da Q1, e mais atrasos e interrupções foram sendo vividos aquando de outras chuvadas que inundaram a pista. Apesar das condições dificílimas, com a pista a secar lentamente obrigando os pilotos a trocar os pneus Pirelli Cinturato Azul/Chuva por Cinturato Verde/Intermédio, Grosjean e Gutiérrez avançaram para a Q2 pela sexta vez consecutiva. Grosjean foi o quinto mais rápido na Q1 (1m35,906s) e o Gutiérrez foi o décimo primeiro (1m38,959s). Apenas os dezasseis primeiros avançaram para a Q2.

O Sol reapareceu para a Q2, permitindo que surgisse uma trajectória seca e as equipas rapidamente colocaram de parte os pneus para pista molhada para montar slicks. Com a pista a secar continuamente, os tempos foram caindo. Com pneus supermacios montados, Grosjean assinou o décimo primeiro tempo (1m24,941s) e Gutiérrez assegurou o décimo quinto crono (1m26,189s). Com apenas os dez primeiros a avançarem para a Q3, Grosjean falhou o cutoff apenas por 0,105s.

Nico Rosberg, o líder do Campeonato de Pilotos, foi o autor da pole-position para o Grande Prémio da Hungria, que se realiza no domingo. O alemão bateu o seu colega de equipa na Mercedes, Lewis Hamilton, mesmo no final da sessão, assegurando o topo da tabela de tempos por 0,143s. Foi a vigésima sexta pole-position da carreira de Rosberg, a quarta desta temporada e a segunda que assinou no Hungaroring. Rosberg detém uma vantagem de quatro pontos sobre Hamilton antes do Grande Prémio da Hungria.

“Foi por pouco. Ficámos apenas a um décimo de segundo do décimo lugar lugar do Lewis. Tudo considerado, estar assim tão perto, é muito positivo. Tomámos todas as decisões correctas em cada um dos momentos da qualificação, incluindo as escolhas de pneus. Foi uma sessão de qualificação muito difícil, mas mostrámos o quanto melhorámos como equipa desde o primeiro dia até hoje. Hoje fomos perfeitos na forma como executámos tudo. Estávamos rápidos tanto com os pneus de chuva como com os intermédios. Também não estivemos mal com slicks. Sei que o décimo de segundo que nos impediu de avançar estava na pista para ser ganho. Estou muito satisfeito com tudo. Se não chover amanhã, teremos um calor abrasador e isso faz sempre uma boa corrida.”

“Esta foi uma das qualificações mais complicadas da temporada, com muitas interrupções. Na Q1 fomos bastante azarados. Basicamente tive apenas uma volta limpa, portanto, não foi fácil para nós. Na Q2, tive algumas dificuldades para colocar temperatura nos pneus. As condições estavam muito difíceis. Com apenas uma linha de trajectória, não havia margem de erro. Não estou satisfeito com o décimo quinto lugar, mas amanhã espero ultrapassar e recuperar posições. Será, seguramente, uma corrida interessante e excitante e vou dar o meu melhor para ganhar o máximo de lugares possíveis.”

“Foi uma sessão muito excitante com muita acção em pista. Manter a calma nestas situações é muito difícil, mas penso que a equipa realizou um bom trabalho. Conseguimos gerir tudo muito bem, portanto, não há arrependimentos. Terminámos no décimo primeiro e décimo quinto lugares. Arrancar de décimo primeiro começa a tornar-se num hábito, mas pelo menos, o Romain poderá iniciar a corrida com pneus novos, isso será uma vantagem. O Esteban pode recuperar. Está em boa companhia, com o Kimi (Raikkonen) imediatamente à sua frente. Estamos muito perto, mas ainda não conseguimos passar à Q3, que é aonde queremos estar. Mas o décimo primeiro lugar é um bom lugar para começar a corrida. Amanhã estamos confiantes de que poderemos recuperar. Vamos trabalhar para marcar pontos.”
Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s