Dakar 2024: o ano das decisões até à penúltima etapa


A 46ª edição do Dakar e a 5ª edição na Arábia Saudita, realizou-se entre os dias de 5 a 19 de janeiro e pela primeira vez contou com uma etapa maratona de 48 horas e com a quarta vitória de Sainz

PIC: Carlos Sainz alcançou a sua 4 vitória no Dakar

A 46ª edição do Dakar foi uma das edições mais empolgantes e com suspense alguma vez já realizada. Desde o primeiro dia de Dakar que os primeiros lugares à geral foram oscilando de etapa para etapa.

Na 1º etapa, na categoria Ultimate (antiga categoria T1), o vencedor da etapa foi o piloto Belga Guillaume de Mevius aos comandos de uma Toyota Hilux T1+ da equipa Overdrive. O vencedor da 45ª edição, Nasser Al-Attiyah, ficou em 22ª lugar depois de um início de Dakar fora do normal para esta lenda do todo-o-terreno. Outra lenda, o senhor Dakar, Stéphane Peterhansel, começou o Dakar também com um mau arranque a conquistar apenas o 26ª lugar à geral a perder logo 32 minutos face a Mevius. Carlos Sainz tornava-se o melhor veterano e o melhor Audi, a conquistar o 2º lugar da geral apena a 1 minuto e 44 segundos.

Na 3ª etapa do Dakar, Yazeed Al-Rajhi, aos comandos de uma Toyota Hilux T1+, já estava em 1º lugar da geral com apenas 29 segundos de avanço face a Carlos Sainz aos comandos do Audi. O último lugar do pódio pertencia ao piloto da Audi, Mattias Ekstrom. A primeira desistência de peso foi o piloto Espanhol Pau Navarro aos comandos de um Mini JCW T1+.  

A 6ª etapa do Dakar, a etapa 48 horas, foi a etapa que mais mexeu com a classificação e foi a etapa que colocou mais pilotos fora de competição, incluindo o piloto que ocupava o primeiro lugar da geral, Al-Rajhi. Com a desistência de Al-Rajhi nos primeiros kms da etapa, Sainz aproveitou para garantir o primeiro lugar à geral, Ekstrom subiu para segundo e Sebastian Loeb, piloto da Pro drive aos comandos de um Hunter, subiu ao terceiro lugar da Geral.

Na 9ª etapa do Dakar, os únicos pilotos capazes de tentar conquistar o título de vencedor do Dakar, eram Sainz e Loeb apenas separados por 20 minutos. Em terceiro lugar aparecia o piloto brasileiro Lucas Moraes que no ano passado conquistou o terceiro lugar à geral no Dakar e este ano encontrava-se já a 1 hora e 12 minutos do primeiro Lugar.

Na 10ª etapa do Dakar, Nasser Al-Attiyah, desistiu depois de um Dakar de esquecer para o piloto do Catar. Na 11ª etapa, o Dakar ficava nas mãos de Sainz depois de Loeb ter problemas durante a etapa e perder mais de 1 hora para Sainz e descer para a terceira posição à geral. Mevius aproveitou os problemas de Loeb e de Moraes para subir à segunda posição do pódio. Na última etapa do Dakar, hoje, as posições ficavam iguais à 11ª etapa sem mexidas dentro do Top-10.

No final do Dakar, Mathieu Serradori terminou no décimo lugar ao ser o melhor 4×2, Lucas Moraes terminou no nono Lugar depois dos problemas sentidos na 11ª etapa, Benediktas Vanagas terminou no oitavo lugar, Giniel de Villiers terminou no sétimo lugar, Guy David Botterill terminou no sexto lugar e foi o melhor Rookie, Martin Prokop terminou no quinto lugar ao ser a melhor Ford em prova, Guerlain Chicherit terminou no quarto lugar, Sebastian Loeb terminou no terceiro lugar, Guillaume de Mevius terminou no segundo lugar e o vencedor foi o piloto espanhol e uma das maiores lendas do Dakar, Carlos Sainz. Carlos Sainz trouxe a primeira vitória da Audi depois das tentativas falhadas dos anos anteriores.

A próxima prova do W2RC, é o Abu Dhabi Desert Challenge, que começa dia 25 de fevereiro e acaba dia 2 de março. Portugal em 2024 vai receber uma prova do W2RC, um marco histórico que se vai realizar entre 2 e 7 de Abril com o nome de BP Ultimate Rally-Raid Transibérico.

Deixe um comentário