@Motogp : #SanMarinoGP : by Aires Pereira


Marc Marquez
Marc Marquez

Corrida de loucos. De roer as unhas até ao osso! Pela primeira vez esta época Rossi ficou fora do pódio mas Lorenzo ficou fora da corrida. Marquez ganhou uma corrida que teve mais a ver com sorte e estratégia do que outra coisa qualquer e o tempo voltou a fazer das suas e a proporcionar uma corrida absolutamente épica!

Rossi vinha para Misano para bater Jorge Lorenzo e colocar o máximo de pontos possíveis entre ambos. Marquez foi descartado e somente a guerra entre os pilotos da Yamaha interessa. E foi só isso que estava na mente de Jorge Lorenzo quando este faz o melhor tempo em três das sessões de treino para além da pole position. Portanto Rossi que não tem por hábito fazer grandes qualificações (esta época só fez uma pole position) deixava assim o rival apoderar-se da melhor posição para a corrida. Isso significaria que Rossi e Marquez, também estes na primeira linha da grelha teriam o trabalho de passar Lorenzo assim que a corrida começasse para evitar que o espanhol fizesse das suas e desaparecesse. Isto estaria tudo muito certo se o tempo não tivesse tomado parte activa e viesse baralhar as contas de pilotos e equipas.
Ainda durante a formação da grelha Marquez começou por mudar o pneu da frente enquanto Rossi e Lorenzo não mexiam uma palha. Corrida declarada seca e ai vai o pelotão para a primeira curva com Lorenzo a fazer o que ninguém queria em Misano que era ir para a frente e começar a ganhar tempo. Mas curiosamente não teve tempo para isso porque Marquez, logo atrás e Rossi um pouco mais distante seguiam-no como a uma presa. E eis que começa a chover. Primeiro umas gotitas que não tinham importância e depois uma verdadeira tempestade que se abatia sobre Misano. Ordem para os pilotos irem à boxe e todos trocaram para pneus de chuva. Acorrida mantinha a sua toada e os três primeiros mantinham as suas posições, mas Rossi já estava junto aos seus rivais e Lorenzo começava a perder a vantagem com Marquez mesmo em cima. Mas isto não ficava por aqui porque logo a seguir a cair a chuvada a pista começa a secar e temos nova série de motos a entrar na boxe para voltar a trocar para pneus slicks. Todos menos três resistentes que teimavam em não entrar. Rossi tomava o comando da situação, ultrapassando Marquez e Lorenzo e começando a colocar distância entre ele e o companheiro de equipa, enquanto Marquez se decidia por entrar para a boxe, provavelmente lembrando-se da péssima escolha que ditou o seu abandono em 2014. Mantinham-se em pista Rossi e Lorenzo, agora com quase 2 segundos de vantagem para o italiano. A borracha dos pneus das Yamaha saltava a olhos vistos e aderência estava no limite mas nenhum dos dois entrava na boxe, até que finalmente Lorenzo resolveu entrar deixando Rossi em pista. O italiano apercebendo-se que o companheiro entrara preparou a sua entrada na volta a seguir. Por esta altura estava a perder 10 segundos por volta para quase todos os outros pilotos. Mas eis que logo que Rossi entra na boxe Lorenzo faz um High-side e desaparece na gravilha. Rossi acaba por sair da boxe na quinta posição e, pela primeira vez esta época falhar o pódio, mas mesmo assim alargando a diferença pontual no campeonato do mundo para o rival. A corrida foi ganha por Marquez com Smith e Redding a assegurar os restantes lugares de pódio. Como resultado Rossi tem agora 23 pontos de vantagem para Lorenzo quando faltam cinco provas com 125 pontos em jogo. O campeonato pende mesmo muito para o lado de Rossi, mas não são favas contadas…

1º Valentino Rossi – Yamaha (247 pts); 2º Jorge Lorenzo – Yamaha (224 pts), 3º Marc Marquez – Honda (184 pts)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s